sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Bactérias




As bactérias, juntamente com as algas cianofíceas, são células procarióticas. Isto é, em contraste com as células eucarióticas, elas não possuem núcleo e o material genético se apresenta restrito a uma área do citoplasma chamada nucleóide. As células procarióticas também não possuem compartimentos citoplasmáticos como mitocôndrias e lisossomos, os quais são encontrados nos eucariotos. Entretanto, uma estrutura que é encontrada em procariotos mas não em células animais eucarióticas, é a parede celular, a qual permite a bactéria ser resistente ao estresse osmótico. As paredes celulares diferem em complexidade e as bactérias são normalmente divididas em dois grupos principais: organismos Gram positivos e Gram negativos, os quais refletem a estrutura da parede celular. A presença da parede celular, a qual não faz parte das células animais, é responsavel pelas diferenças na sensibilidade a antibióticos observadas entre as células procarióticas e eucarióticas. Procariotos e eucariotos também diferem em algumas importantes vias metabólicas; em particular no metabolismo energético e muitas espécies bacterianas podem adotar uma existência anaeróbica.
Vários aspectos da estrutura bacteriana e do metabolismo formam a base para a identificação de bactérias e sua taxonomia. As bactérias estão constantemente acumulando mutações e o meio ambiente impõe uma forte pressão seletiva nas mesmas. Desta forma, as bactérias evoluem rapidamente e constatemente. Além disso, elas trocam informação genética, geralmente entre membros da mesma espécie, porém, ocasionalmente, essa troca pode ocorrer entre membros de espécies diferentes.
As bactérias possuem parasitas: vírus chamados bacteriofágos, os quais são parasitas intracelulares obrigatórios que se multiplicam dentro da bactéria ao utlilizar parte ou a totalidade da maquinária biosintética do hospedeiro. Eventualmente, eles rompem a célula bacteriana infectada, liberando novas partículas fágicas infectantes.

Nenhum comentário: