terça-feira, 26 de agosto de 2008

Bondade também é virtude dos macacos capuchinos, segundo estudo

Washington, 25 ago (EFE).- A solidariedade e a bondade são sentimentos gratificantes não só para os seres humanos, mas também para os macacos capuchinos, segundo um estudo que foi divulgado hoje pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Essa conclusão foi obtida após uma recente pesquisa tomográfica em seres humanos que documentou um aumento na atividade dos centros de gratificação do cérebro após uma doação ou um presente.

A empatia, uma expressão de satisfação e a alegria pela sorte de outra pessoa é uma característica presente nas espécies primatas, afirmou o estudo, realizado por cientistas do Centro Yerkes de Pesquisas de Primatas da Universidade de Emory (Atlanta).

Em sua pesquisa, os primatólogos trocaram fichas que representavam um prêmio de alimento com oito fêmeas capuchinas adultas.

Cada uma delas ganhou a companhia de um parente, de outra fêmea sem parentesco, mas de seu próprio grupo social ou um estranho, ou seja, uma fêmea de um grupo diferente.

Cada uma teve a possibilidade de escolher entre duas dessas fichas: uma que representava uma opção egoísta e que recompensava a fêmea com um pedaço de maçã; e a opção social, que dava aos dois capuchinos uma fatia da fruta.

Segundo os cientistas, as macacas capuchinas escolhiam a opção social quando estavam junto de uma fêmea conhecida ou que pertencesse à sua família, mas não quando estavam com algum estranho.

"O fato de que os (macacos) capuchinos tenham selecionado de forma majoritária a opção social significa que deve ser gratificante para eles que outro macaco receba alimento", disse Frans de Waal, diretor do centro de pesquisas.

"Achamos que o comportamento social se baseia na empatia, a qual aumenta nos seres humanos e nos animais com a proximidade social", acrescentou.

Nenhum comentário: