sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Esquitossomose


Também conhecida por barriga-d’água ou xistossomose, é uma doença provocada pela larva de um verme com nome e sobrenome: o Schistosoma mansoni.
Ele entra na pele quando uma criança descalça, por exemplo, pisa na água contaminada pelos esgotos, ou então come algum alimento infectado.
Os vermes percorrem o
sangue e quando ficam adultos vão morar nas veias próximas ao fígado. Lá eles colocam os ovinhos, que atravessam a parede intestinal e depois são evacuados junto com as fezes.
Pelos esgotos, os ovos chegam às lagoas, águas paradas, aos córregos e brejos, onde libertam pequenas larvas, que penetram em caramujos que vivem nas margens dessas
águas. Nos caramujos, seus hospedeiros, eles se desenvolvem e se tornam larvas, que infestam o homem.
Quando alcançam o intestino, as larvas causam febre, desconforto abdominal e diarréia. Já nas fases avançadas, provocam acúmulo de líquido dentro do abdome (conhecido como ascite ou barriga-d’água) e o doente fica bem barrigudo. Se a doença não for tratada, o fígado acaba não funcionando mais, e a pessoa pode até morrer!
Agora você imagine o risco de vida que correm as pessoas que moram às margens dos córregos e rios onde os esgotos são despejados. Dá para ficar preocupado ou não?

Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/guerra/esquistossomose.htm

Nenhum comentário: