segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Nyos, o lago misterioso da República de Camarões.




O lago Nyos no noroeste da República dos Camarões faz parte de uma cadeia de vulcões inativos.
Em 1986 uma nuvem de gás carbônico foi liberada pelo lago matando 1700 pessoas das vilas Kam-Nyos, Subum, Cha, entre outras.
A erupção foi precedida por fumaça e uma explosão fraca.Entre 9 e 10 da noite de 21 de Agosto de 1986 uma erupção maior foi acompanhada por um tsunami de 20 metros de altura.O lago continha altas concentrações de gás carbônico no fundo, que foi liberado pela erupção hidromagmática.Esse gás, que é mais pesado do que o ar, flutuou descendo a montanha, matando tudo em seu caminho.
Hoje, existe um mecanismo construído pelo homem, que regula a concentração de gás do fundo do lago, para tentar evitar que isso aconteça em eventos futuros.

6 comentários:

Ana Alice disse...

Que sinistro, agora olha essa foto de lado, com a cabeça inclinada pro lado esquerdo, é outra piração minha ou dá pra ver um rosto quase perfeito?

Danielle disse...

Que legal!
É realmente muito misterioso!
;]
Parece um animal empalhado, ou alguma escultura indígena.
;]
Que bom que não precisamos de drogas... Nossa imaginação já é alucinógena!
Beijos.

Ana Alice disse...

Eu sabia que tinha alguma coisa ali, eu piraria se vc me dissesse que eu ando vendo coisas, ultimamente tenho ouvido muito isso, já aconteceu várias vezes, e por mais que seja claro pra mim ninguém, ou quase ninguém vê.

Danielle disse...

Ontem eu ouvi umas vozes estranhas.
Três vozes diferentes antes de dormir.
Duas mulheres e um homem.
Não consegui entender o que eles diziam, acho que era outro idioma.
Queria entender o que eles tentavam me dizer.

Ana Alice disse...

hum que estranho...

Danielle disse...

Pelo menos eu não tive medo.
Mas por mais que eu me concentrasse, não consegui entender o que eles diziam...