segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Tao, o caminho.

Daoísmo (Taoísmo)

Os antigos chineses, conhecedores das leis da natureza, observaram que em cada fenômeno, desde o desenvolvimento de uma célula até a formação de galáxias, estava envolvido o mesmo processo de criação. Concluíram que, vindo da mesma origem, tudo está conectado. Essa essência misteriosa foi chamada de Dao (Tao), o Caminho.


Tudo é manifestação do Dao, portanto não podemos compreendê-lo racionalmente, apenas senti-lo no estado profundo de silêncio interior. O Dao tem como manifestação o Qì (energia vital), que forma o Universo. Da onda mais sutil à matéria mais densa, tudo é Qì, apenas variando na sua vibração. O Qì tem dois aspectos ou pólos: Yin e Yang. Tudo foi formado a partir da interação entre Yin e Yang, as duas forças opostas e complementares que representam o feminino e masculino, o escuro e o claro, o fraco e o forte, etc. Nada existe sem o seu oposto, pois em cada pólo está contida a semente do outro pólo.

Foi observado ainda que Yin e Yang estão em constante mutação, sempre se transformando um no outro em um ciclo ordenado. Esse ciclo foi dividido em cinco fases, sendo representado por: água (repouso, yin), madeira (exteriorização, yang surgindo no yin), fogo (elevação, yang), terra (transformação), metal (interiorização, yin surgindo do yang). Cada fenômeno do universo pode ser classificado de acordo com os cinco elementos, como as estações do ano, os sabores, as cores, nossas emoções, etc. Do estudo da interação entre essas forças para haver o equilíbrio, vieram as artes taoístas como a Medicina Chinesa, Feng Shui, I Ching, artes-marciais, pintura, etc. Nota-se então que no cultivo do Dao, o sagrado, o científico e as artes andam lado a lado, sempre com o propósito da realização do Caminho Uno.

Muitos ficam na dúvida se o Taoísmo é uma filosofia, uma religião ou seja o que for. É fato que houve uma classificação em termos de Taoísmo religioso (Dào jiào 道教) e Taoísmo filosófico (Dào jiā 道家). No entanto, considero mais apropriado pensar no Taoísmo como uma arte: a de fluir com a vida. Ele é livre, cada um entende como bem quiser os seus ensinamentos. Muitas pessoas das mais variadas religiões adotam-no em suas vidas sem qualquer dilema. Alguns perguntam como o Taoísmo encara Deus, como vê Jesus, como lida com outras religiões, etc. Claro, são indagações pertinentes para se ter idéia de uma doutrina, mas o Taoísmo não comporta tais questionamentos. O Dao remete à liberdade. Dogmas e conceitos vêm do homem, não do Dao. O Dao é infinito, ele é a potência de todas as coisas. Não se questiona o Dao, somente a si mesmo. As dúvidas do homem são o reflexo das respostas em sua própria mente. O Dao nos abriga em seu vazio, nós é que criamos mentalmente as dúvidas e incertezas.

Para quem deseja conhecer mais, a principal obra taoísta é o Dao De Jing (Tao Te Ching), escrito por Lao Zi. É um livro relativamente curto, com 81 versos, expondo de forma poética a visão desse grande Mestre. Há outras obras interessantes para estudo, mas o principal não é o conhecimento intelectual, e sim a prática do Dao no dia-a-dia, integrando o nosso ser ao fluxo natural. Com simplicidade e naturalidade, nos conscientizamos de que o Dao não está distante - é a nossa própria natureza. Não precisamos procurar, basta abandonarmos as idéias que nos separam dele e nos fundirmos à nossa origem.

Fenômeno cordial.

Comes tantos corações, mas ainda não sabes amar.
Teu egoísmo é a seca que plantas.
Não te fartará com boas obras.
De certo, ao amanhecer estarás fedendo...
Transbordando o que trazes por dentro.
Há uma solitária em teu coração.

Um novo dia, talvez gasto.

A dança das sombras movimenta o mundo.
Você é capaz de distinguir o real da fantasia?
Se chove ou são seus olhos?
Se amanhece ou é você que desperta de sonhos sombrios?
A qualidade da chuva é você quem dá!
Ela não é boa nem má por natureza...
Depende do que te apetece.
Depende do que você faz.
Do que você planta.
De ser inteiro ou fragmentado.
De estar dormindo ou acordado...
Para começar um novo dia.

Segue o tempo e todos sofrem sua ação.

Sinto, sofro, choro...
A desconfiança de um animal maltratado.
O câncer em metástase.
O grito de um desesperado.

Todas as pessoas mutiladas.
Toda a destruição da guerra.
Tudo o que foi silenciado, encoberto, suicidado...

Toda a manipulação, exploração e luxo.
Toda a depressão, acomodação e epifania.
Toda a ostentação, miséria e desperdício.

O carro quebrado,
A árvore cortada,
A cidade alagada,
O morto enterrado.

O beijo apaixonado,
O tiro disparado,
O filho esperado,
Palavras esquecidas...

O vício,
O dinheiro,
A corrupção,
A Cola,
A esmola,
O rodeio.

O corpo desconhecido,
Pútrido, inerte,
Sem nome, sentido, só fede.

A esperança,
A festa,
Os fogos,
A dança,
Prepara
Um ano
Que já se lança
Velho.

Planejado,
Corrompido,
Traído,
Prosseguido.

Mais lixo,
Mais gente,
Mais lixo,
Dormência.

Perdas,
Ganhos,
Lucros,
Sonhos.

Mulheres,
Homens,
Crianças,
Lutas,
Desejos,
Violência,
Silêncio,
Conivência,
Sinais,
Rotina,
Prisão,
Dores,
Medos
Permanentes.

Remédios,
Sem cura.
Vícios,
Loucura.

Mulher,
Serpente.
Superstição,
Demente.

Filhos,
Pais,
Espíritos...
Perguntas
Sem respostas.
Religiões
Duvidosas.

Signos,
Cores,
Hinos,
Valores.

Uma língua.
Um povo.
Um desejo
Pago em dólares.
Ameaça,
Mas não cai.
Cai?

Aperte
Play.
Replay.
Informações
Inúteis,
Ocultas,
Planejadas,
Controladas
Para ter controle.

Dia e noite,
Estresse,
Sono,
Congestionamento,
Compromissos,
Contas,
Filas,
Idéias
Vencidas.

Desemprego,
Dessossêgo.
Palma,
Pés descalços,
Barriga inchada,
Olheiras,
Cansaço,
Vermes.

Ordem,
Caos,
Lixo,
Luxo,
Sal.

Estufa,
Fogueira.
Existe
Removedor
Da sujeira
Do céu?

Promessas,
Ilusões.
Lágrimas,
Decepções.
Povo,
Gado.
Agüenta
Calado.

Brilho
Dos olhos.
Do orvalho
De manhã.
Novo dia.
Mesmo dia.
De ontem.
De amanhã.
Novas flores,
Novos amores,
Com cheiro
De maçã.

Resistência.
Insistência.
Revolta
Que não pode se calar.

Inquiete-se!
Perturbe!
Estude!
Pense!
Faça!
Seja
Humano!

Todos têm poder!
Mas depende de se saber,
E ter coragem de começar!

O erro,
Inevitável.
É preciso
Continuar.

Mãos na terra.
Unidas.
Agradecendo
O jantar.

Igualdade,
Liberdade,
Fraternidade,
Utopia?
Desejo
Que
Pode
Transformar.

Curar os feridos.
Cessar os gemidos
De quem só pode chorar.

Aprender com o passado.
Projetar o futuro.
Construindo o presente.
A evolução continua...


Só é possível prosseguir...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentid=15763709

Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho
'Estrela' que teria guiado Reis Magos até Manjedoura apareceu seis meses antes.


Uma pesquisa realizada por um astrônomo australiano sugere que Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro.

De acordo com Dave Reneke, a "estrela de Natal" que, segundo a Bíblia, teria guiado os Três Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não apenas teria aparecido no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava.

Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C.

O astrônomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos.

Baseando-se no Evangelho de Mateus, que descreve a aparição de uma "estrela" como sinal do nascimento de Jesus, Reneke identificou a conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, que teriam emitido uma forte luz que poderia ter sido confundida com uma estrela.

"Vênus e Júpiter chegaram muito perto no ano 2 a.C refletindo muita luz. Não podemos dizer com certeza que esta era a estrela de Natal descrita na Bíblia, mas até agora esta é a explicação mais plausível que já vi sobre isso", disse Reneke à BBC Brasil.

"A astronomia é uma ciência tão precisa, que podemos apontar exatamente onde os planetas estavam. E há uma grande probabilidade que esta conjunção possa ser a estrela descrita por Mateus no Evangelho".

O australiano diz que a pesquisa não é uma tentativa de contestar a religião.

"Quando misturamos ciência e religião há a sempre a chance de chatear as pessoas. Neste caso, esses resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostra que realmente havia um grande objeto brilhante no céu no momento certo".

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Reportagem da revista Época sobre o vegetarianismo.

A moda do vegetarianismo – e seus riscos

Entenda quais são os perigos e como é possível manter uma vida saudável com uma dieta exclusivamente vegetariana

José Antonio Lima

Quando deu uma entrevista à ONG Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta), em abril, o ex-Beatle Paul McCartney causou furor. Segundo ele, uma das principais medidas que uma pessoa pode tomar para ajudar a combater o aquecimento global, e por tabela o sofrimento dos animais, alvo do Peta, é se tornar vegetariano. Para McCartney, as quantidades de água e terra usadas na produção de carne tornam a pecuária uma das maiores culpadas pelas mudanças climáticas. Como o músico, muitas outras celebridades, como os atores Richard Gere e Brad Pitt, por exemplo, têm adotado o vegetarianismo, um tipo de mudança de hábito que vem crescendo, como comprova o número cada vez maior de produtos vegetarianos que aparecem nos supermercados e de restaurantes naturais – alguns de chefs renomados – que são montados nas cidades brasileiras.


FAMOSOS

Vegetarianos convictos, o ator de Hollywood Richard Gere (à esq.) e o ex-Beatle Paul McCartney fazem lobby por esse tipo de comportamento para salvar o planetaPara deixar de lado a carne vermelha, considerada a maior vilã tanto em termos de danos ao ambiente quanto de saúde, e outras carnes, no entanto, é preciso ter cuidado para não desequilibrar a alimentação. "O importante é saber que tanto quem come carne quanto os vegetarianos podem ter problemas de saúde por conta de deficiências na alimentação", diz o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ele, o aumento do número de produtos e restaurantes naturais reflete uma quantidade crescente de pessoas que optam por uma dieta vegetariana, ou parcialmente vegetariana. "As pessoas evocam filosofia de vida, questões culturais e religiosas e medo de doenças cardiovasculares para reduzir o consumo de carne", diz.

Quem não liga para o destino do gado ou para o aquecimento global tem nas doenças cardiovasculares um motivo para diminuir a ingestão de carne vermelha. Responsáveis pela morte de 32% dos homens e 27% das mulheres, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde em outubro, as doenças cardiovasculares têm entre suas causas o acúmulo de acido úrico e colesterol, gerados pelo consumo em grande quantidade de proteínas animais, presente nas carnes. "O recomendado é ingerir carnes vermelhas duas ou três vezes por semana, intercalando com carnes brancas”, diz Soares.

SEM CARNES

É preciso ter atenção para manter uma dieta completamente vegetariana Reduzir a ingestão de carne vermelha não é uma tarefa fácil num país onde o consumo de carne bovina passa de 37 quilos por pessoa por ano. A saída mais simples é aumentar o consumo de carnes como as de frango e peixe. Mas quem faz isso não é considerado um vegetariano. Para tanto, é necessário cessar completamente a ingestão de todo o tipo de carne. Assim, a forma mais segura de rumar ao vegetarianismo é optar por uma dieta ovolactovegetariana, que inclui, além dos vegetais, pratos à base de derivados de leite e ovos. “Assim a pessoa não ficará sem as proteínas animais presentes nas carnes”, diz Soares.

A opção mais radical de vegetarianismo é o veganismo, uma filosofia que vem crescendo em todo o mundo e que proíbe seus seguidores de comer e usar qualquer produto de origem animal. O endocrinologista da Unifesp lembra que muitas pessoas que adotam esse tipo de comportamento, também conhecido como vegetarianismo restrito, substituem as carnes pela carne de soja, o que pode trazer carências nutricionais.

"A soja é o alimento que mais se aproxima da carne pela quantidade de aminoácidos que possui, mas ela não substitui totalmente a carne por falta de proteínas animais", explica. Segundo Soares, nesses casos é preciso recorrer a suplementos alimentares, como o de vitamina B12, presente apenas em produtos de origem animal. "A falta dessas proteínas e vitaminas pode causar problemas como anemia, queda de cabelo e fraqueza muscular".

Alerta: o vegetarianismo restrito não é para crianças

De acordo com Soares, a opção pelo vegetarianismo tem atraído principalmente os jovens, e muitos deles tentam transmitir esses valores para seus filhos, o que pode ser perigoso caso a opção da dieta seja muito radical. "O vegetarianismo restrito é totalmente contra-indicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos", diz. Ele explica que a falta de proteínas animais pode prejudicar muito o crescimento e o desenvolvimento da criança e trazer problemas como alterações funcionais nos órgãos.

Quando os ideais da família são intransponíveis e os pais desejam criar seus filhos com valores vegetarianos restritos, a solução é se preparar para cuidar diariamente de todos os detalhes da alimentação diária das crianças. "Nesses casos é preciso procurar conselho médico para evitar prejuízos para a vida da criança".

Comentários


Carlos Camacho | DF / Brasília | 02/12/2008 16:11

Criança vegetariana OK
Srs. Sou ovo-lacto-vegetariano desde os 3 anos de idade (agora tenho 43) e NUNCA tive nenhuma carência nutricional. Pelo contrário. Sou bem maior que meus pais e mesmo mais forte que a maioria da população (1,85 metro de altura, 93 kilos); corro 8 km e pratico halteres. Meus dois filhos são vegetarianos desde o útero (minha esposa já se tornara vegetariana então) e, aos 21 e 17 anos, respectivamente, vão muito bem obrigado. Penso que há muito preconceito e ignorância sobre o tema, até mesmo entre médicos. Aliás, pesquisas várias de universidades americanas contradizem as opiniões sobre os 'riscos' de ser vegetariano. Fica só o alerta de que, como tudo o mais, tal dieta deve ser seguida com equilíbrio, consumo de grãos, arroz, nozes, etc. No mais, é ser feliz e 'nadar contra a corrente' que nos leva aos churrascos e outras excrecências. Ser vegetariano: é bom sob o ponto de vista ambiental, social, pessoal e é reconhecer o direito que nossos irmãos animais têm a uma vida digna e sem o enorme sofrimento que a eles vem sendo impingido pela cruel matança cotidiana. As pessoas simplesmente não sabem com quanto sofrimento foi produzido seu bife. Sugiro a todos os curiosos que assistam ao vídeo 'A carne é fraca', do Instituto Nina Rosa. Vamos fazer um Natal mais cristão, com ceia vegetariana, por um mundo melhor. Sds.

Bruno Frederico Müller | RJ / Rio de Janeiro | 02/12/2008 15:10

Vegetariano não é doente!
Não é verdade que a maioria dos vegetarianos é doente. Tanto vegetarianos quanto não-vegetarianos podem ter carências nutricionais... se não se alimentarem direito! Os não-vegetarianos estão igualmente expostos a estas coisas, mas porque excluímos a carne, o leite, e os ovos da alimentação, subitamente o problema está na falta desses "alimentos"! Isso é um discurso ignorante. Qualquer vegetariano pode ser saudável, com alguns cuidados básicos. Não precisa ter um nutricionista de plantão, apenas bom senso ligado aos conhecimentos já consagrados da nutrição e a atenção à vitamina B12. A má alimentação é uma questão cultural, acima de tudo, e também social. As pessoas apreciam alimentos pobres ou nocivos (fast food, batata frita, doces, refrigerantes, etc.) e vivem correndo, pois têm uma vida agitada; comem o que tem pela frente sem preocupar com coisas básicas, como incluir frutas e fibras na alimentação. Quem tem esse estilo de vida - que muitas vezes é uma necessidade, não uma opção - vai ter problemas, independente de qual for a sua opção alimentar.

Roberto Locatelli | SP / São Paulo | 02/12/2008 15:05

Esses médicos...
Os médicos quase sempre morrem cedo, vivem menos do que a média da população. Por isso desconfio muito das opiniões deles.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI18148-15279,00-A%20MODA%20DO%20VEGETARIANISMO%20E%20SEUS%20RISCOS.html

Rebelde por fora, conservador por dentro!

É uma pena que toda essa rebeldia dos jovens seja tão frágil!
É fácil reclamar!
Mas quando é para fazer alguma coisa!...
Que decepção!
Reclamam do Sistema, mas estão aos seus pés!