quarta-feira, 17 de junho de 2009

A importância de alguns alimentos.

Açúcar Mascavo: é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém extraído, este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação.

Açúcar Demerara: é um alimento obtido através da cana de açúcar, através de um processo especial no qual se elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido pois conserva uma película de mel em volta dos cristais de sacarose.

Ameixa Preta:
indicada no combate ao resfriado, rouquidão, tosse, vermes e ainda tem propriedade laxante.

Amêndoa: rica em ferro, pode ser incluída na dieta de pessoas com anemia, combate inflamações na pele e também como calmante para a tosse.


Avelã: tem propriedade depurativa e pode ser indicada para combater a inflamação intestinal, ferida, ulceração

Aveia: rica em carboidratos, carotenos, enzimas, fibras, glicídios, lipídios, maltose, óleos. Fixos (fonte de vitamina E), proteínas, sais minerais (sódio, ferro, fósforo, cálcio), vitaminas B1 e B2. Tem propriedade antidepressiva, anti-hemorroidais, anti-reumática, antidiabética, calmante, cicatrizante, digestiva, diurética, emoliente, expectorante, hepatoprotetora, hipotensora, laxante, nutritiva, refrescante, tônico reconstituinte nervoso, vitaminizante. È indicada para acalmar dores reumáticas, aumentar a lactação, ciática, cólica, dar brilho aos cabelos, convalescentes de doenças graves, de operações e diarréias violentas, desinflamar as mucosas e deter diarréia, dores de garganta e do tórax, diabete, eczema, esclerose, estimular o apetite e a energia física e psíquica e ainda a capacidade de concentração, evitar o cansaço e reduzir a necessidade de sono, facilitar a digestão e regular os intestinos, fadiga nervosa, frieiras, gota, gripe, hipertensão, insônia, nervosismo, perturbações hepáticas, prevenir a cárie dentária, queda de cabelo, reduzir a atividade tiroidiana, reduzir o colesterol, rouquidão, tosse.

Avelã: tem propriedade depurativa e pode ser indicada para combater a inflamação intestinal, ferida, ulceração

Arroz Integral: o grão de arroz é constituído de casca, película e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação, para a produção do arroz branco convencional, remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente o amido.

Canela: tem propriedade digestiva, pode ser indicada para combater dores, espasmos, febre, gás intestinal, gripe, gases, reumatismo, vômito.

Proteína de Soja:
é obtida através do processo de extração do seu óleo. É constituída em aproximadamente 48% de proteína de alto valor biológico, contém: vitaminas do complexo B, minerais como: cálcio, ferro, potássio, zinco. As isoflavonas, os ácidos graxos poliinsaturados que não elevam o colesterol.

Castanha do Pará: rica em cálcio, ferro, fósforo, iodo, oleina, proteínas, selênio, tungstênio, vitamina B. Tem propriedade antioxidante, emoliente, energizante, hidratante, inseticida, nutritiva. É indicada para evitar a formação de radicais livres, desnutrição, hepatite, fígado, anemia.

Cevada: Indicada no combate às afecções urinárias.

Cravo da Índia: tem propriedade afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, bactericida, digestiva, excitante, repelente (inseto), sudorífico, tônico estamáquico, tônico estimulante. É indicado no combate à dor de dente, gases, higiene bucal, micose de unha, vermes, vias respiratórias.

Farinha de Trigo Integral:
é obtido à partir de grãos de trigo selecionados e moídos. Contém carboidratos complexos responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo, vitaminas do complexo B, minerais como: ferro, fósforo, magnésio e fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal.

Damasco: ácido acético, ácido caféico, ácido cítrico, beta-caroteno, fósforo, ferro, licopeno, magnésio, potássio, vitamina B6 entre muitos outros constituintes químicos. O damasco é afrodisíaco, antiespasmódico, antiidade, calmante, demulcente, diurético, emoliente, estimulante, expectorante, hidratante, laxante, mineralizante, nutritivo, peitoral, sedático, tônico. É indicado para a pele, mucosas, membranas, visão, evitar doenças do coração, derrame, catarata, algumas formas de câncer, inibir desenvolvimento de tumores, combate ao envelhecimento, alimentação dos diabéticos, pressão arterial, estabilizar as taxas de açúcar no organismo, evitar deficiência de ferro, bronquite, asma, prisão de ventre e enfisema, incontinência urinária, constipação, disfunções da potência sexual, impotência de origem fisiológica, disfunções do orgasmo, insensibilidade genital, ejaculação precoce, estimulante do sistema nervoso, depressão. O consumo exagerado pode provocar efeitos nocivos em crianças menores de 10 anos e adultos com mais de 50 anos. Contra indicado em casos de diarréia.


Gergelim: é uma semente obtida à partir dos frutos da planta conhecida como S[esamo. É um alimento de ótimo valor nutritivo, contém: proteínas, vitamina E e do complexo B, minerais como: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e o cromo.

Levedo de Cerveja: uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura. Contém alto teor de proteína, fibras e vitaminas.

Guaraná em Pó: é constituído por alcalóides, ácido cafeotônico, ácido málico, amido, adenina, ácido tânico, cafeína, catequina, colina, dextrina, guaranatina, glicose, hipoxantina, mucilagem, óleo fixo, pectina, pigmento vermelho, reponina, resina, saponina, tanino, teofilina, timbonina, xantina. É adstringente, afrodisíaco, analgésico, antibacteriano, antiblenorrádico, antidiarréico, anti-esclerótico, antitérmico, aperiente, cardiotônico, desinfetante, diaforético, diurético, estimulante físico, psíquico e do sistema nervoso, febrífugo, refrigerante, regulador intestinal, retardador da fadiga, revigorante, tônico, vasodilatador.

Quínua Real:
encontrada unicamente no deserto de Salar de Uyuni no Altiplano Boliviano, a QUINUA REAL (quinoa) é considerada o cereal sagrado dos incas. Qualificada como o melhor alimento para o consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que vem estudando a Quinua Real, nas últimas décadas, constataram, que seu valor nutritivo – só comparado ao leite materno – a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

Soja: é indicada no tratamento da arteriosclerose, câncer de mama e colo do útero, cegueira, córnea, debilidade, disúria, doença de pele, dor de cabeça, dor reumática, edema, estômago, febre, fungo, gripe, hipercolesteremia (reduz o colesterol ruim, o LDL, sem alterar a taxa do bom colesterol, o HDL), insônia, osteoporose, reumatismo, melhorar os sintomas da menopausa. Não deve ser usada na gravidez e ainda o médico deverá ser consultado caso estiver fazendo reposição hormonal, para avaliar possíveis interações. As sementes maduras cruas são tóxicas, por isso devem ser consumidas cozidas. A alergia à soja é mais comum em crianças e jovens, podendo levar à cólicas e presença de sangue nas fezes.

Fonte: http://www.atitudefm.com.br/noticias.asp?co_noticias=434

Nenhum comentário: