segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Mulheres chinesas e os pés de lótus.




Assim como as mulheres girafas da tribo Padaung colocavam argolas em seus pescoços, modificando a anatomia de seu corpo como sinônimo de beleza, as mulheres chinesas foram submetidas a um tipo de modificação corporal extrema, devido a antigas tradições.

No passado, os pés das mulheres chinesas eram considerados estranhos em seu tamanho normal. A beleza e virtude da mulher chinesa estava vinculada ao tamanho de seu pé, que tinha que se assemelhar ao tamanho de uma pequena “flor de lotus”.

Esse antigo costume, cruel e bizarro, começou durante a dinastia Sung (960-976 aC), com a intenção de imitar uma concubina imperial, que era obrigada a dançar com os pés enfaixados.

No momento em que uma menina completasse três anos, ataduras eram colocadas em seus pés. Dobravam-se então, os quatro dedos menores até a sola do pé, forçando o calcanhar a entrar, acabando por quebrar os ossos.

O processo era torturante, porém se uma mulher não o fizesse, não consegueria se casar. Existe um suposto manual do sexo da dinastia Qing, onde são listados 48 maneiras diferentes de jogo de amor com mulheres com pés de lótus. Bizarro!

Muitos chineses achavam esses pés eróticos, considerados a parte mais íntima da anatomia das mulheres.Um pé enfaixado com sucesso, tinha de 7cm a 10cm. Com isso, as fábricas começaram a fabricar sapatos nessa medida.

A prática faria com que o pé dobrasse imitando uma flor de lótus. Essa tradição cessou no século 20, com o fim das dinastias imperiais e crescente influência da moda ocidental.

As ataduras dos pés de lótus, duraram do século 10 até 1949, quando foi proibida pela nova república chinesa.

Os pés atados deixaram na China inúmeras idosas com deficiência nos pés e sérios problemas de saúde.

Do site Bocaberta, autor desconhecido.

2 comentários:

Danielle disse...

Cultura nojenta e machista, talvez nojenta por ser machista.
Os danos normalmente não são físicos. Mas neste caso, o que pode ser feito além de se lamentar? Assim também ocorre com a bulimia, anorexia etc. Até que ponto é possível ir em busca de um ideal de beleza? A beleza física acaba. Ela é perigosa, ilusória e traiçoeira. Típico de uma sociedade perigosa, ilusória e traiçoeira. É uma pena que as pessoas prefiram bens a serem boas. Não boas fisicamente! Mas boas moralmente, eticamente, espiritualmente. Faço um convite a todos: Vamos sair da caverna? Não deve existir apenas sombras.
Um abraço.

Anônimo disse...

Simbora! =)