quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Anatomia" do vegetarianismo.

O que é o vegetarianismo?
De acordo com a American Dietetic Association (2003), vegetariana é a pessoa que não consome carne de qualquer espécie (bovina, suína, peixes, mariscos etc.) ou qualquer produto que a contenha (embutidos, gelatina, caldos de carne etc.).

Quais são os tipos de vegetarianismos?
A dieta vegetariana pode ser dividida em três principais grupos, que são:

Ovolactovegetariana: esta é a opção da maior parte dos vegetarianos, a qual restringe apenas o consumo de carnes, aceitando, na sua dieta, todos os alimentos de origem vegetal, laticínios e ovos.

Lactovegetariana: como o próprio nome já diz, este grupo consome, além de alimentos vegetais, os laticínios, excluindo, portanto, as carnes e os ovos.

Vegana: dieta baseada exclusivamente em produtos de origem vegetal.

Weinsier (2000) sugere que o termo vegetariano seja substituído na literatura científica por “Plant Based Diet”, ou seja, dieta baseada em alimentos de origem vegetal. Segundo o autor, o termo vegetariano acarreta uma conotação não nutricional e também pejorativa, visto que a dieta exclui um alimento (carne), enquanto que a dieta baseada em alimentos de origem vegetal enfoca os benefícios à saúde demonstrados pela literatura desses alimentos.

É possível alguém ser muito bem nutrido não consumindo carne?
Segundo a American Dietetic Association and Dietitians of Canadá (2003), dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, nutricionalmente adequadas e promovem benefícios à saúde na prevenção e tratamento de certas doenças.

Dietas vegetarianas oferecem vantagens, incluindo menores níveis de gordura saturada, colesterol e proteína animal e maiores níveis de carboidratos, fibra, magnésio, boro, folato, antioxidantes como vitamina C e E, carotenoides e fitoquímicos. Em alguns casos veganos podem ter ligeira deficiência em vitamina B-12, vitamina D (em países onde há pouca incidência de raios solares), cálcio e zinco.

E quanto aos vegans, que não consomem nada de produto animal? Eles conseguem uma alimentação saudável ou ela é deficiente em nutrientes?
A alimentação baseada 100% em alimentos de origem vegetal, ou vegana, pode sem dúvida ser saudável e balanceada, precisando apenas de um maior controle com relação à vitamina B12.

O vegetariano precisa ingerir vitaminas sintetizadas para repor as fornecidas apenas pela carne, como a vitamina B12?
A vitamina B12, ou cobalamina, como também é conhecida, exerce importante papel na manutenção da estrutura do sistema nervoso e na maturação das células sanguíneas. Sendo que a deficiência leva a duas grandes complicações: anemia megaloblástica e neuropatia. Estudos demonstram que os vegetarianos (principalmente veganos) não ingerem B12 suficiente e consequentemente apresentam estado nutricional relativo à vitamina abaixo do recomendado.

Qual a necessidade diária de B12?
Faixa etária Recomendação (mcg)
0 a 6 meses 0,4 mcg
7 a 12 meses 0,5 mcg
1 a 3 anos 0,9 mcg
4 a 8 anos 1,2 mcg
9 a 13 anos 1,8 mcg
14 anos ou mais 2,4 mcg
Gestação 2,6 mcg
Lactação 2,8 mcg

Quem deve suplementar?
• Todas as pessoas acima de 50 anos¹.
• Crianças vegetarianas.
• Gestantes vegetarianas.
• Mulheres vegetarianas que estão amamentando².
• Vegetarianos que consumam pouco ou nada de laticínios e/ou ovos.

¹Devido ao fato de 10 a 30% de toda a população (vegetariana ou não) acima dos 50 anos apresentar alguma deficiência na absorção.
²Apenas a B12 consumida pela mãe é transferida pelo leite materno, ou seja, mães com estoques adequados de B12, mas que não consomem a vitamina durante o período de amamentação, não irão fornecer doses adequadas ao seus filhos.

Como suplementar de forma segura? (converse com seu nutricionista ou médico antes)
• Consumir alimentos fortificados ao longo do dia, que no final forneçam 3 mcg da vitamina.
• Suplemento oral com 5 mcg ao dia.
• Suplemento oral com 2000 mcg por semana.
• Suplementação injetável de 5.000 UI por ano (converse com seu médico).

Como avaliar o estado nutricional relativo à B12?
Converse com seu nutricionista e/ou médico para que solicite os seguintes exames:
• Hemograma.
• B12 sérica.
• Homocisteína.

Por que as pessoas se tornam vegetarianas?
Os motivos que conduzem as pessoas a aderirem ao vegetarianismo são basicamente:

• Ética - não consideram justo matar ou usar outro animal para se alimentar.
• Saúde - julgam que uma alimentação vegetariana ou vegana seja mais saudável.
• Ambiental - acreditam que o consumo de carne e de outros produtos de origem animal seja um dos grandes responsáveis pela destruição de florestas e consumo de bens naturais.
• Religiosa/filosófica - algumas religiões e filosofias pregam que a alimentação ideal seja aquela isenta de carnes.

Os vegetarianos são necessariamente pessoas saudáveis e magras?
Os estudos realizados indicam que, de modo geral, os vegetarianos possuem um índice de massa corporal (IMC) menor, mas não de baixo peso. Além de apresentarem menores taxas de mortalidade para doenças cardiovasculares e também cânceres.

Qual o papel da soja na alimentação do vegetariano?
A soja é vista na dieta vegetariana como um alimento essencial, principalmente pelo seu alto teor proteico, mas não é verdade. Pode-se ter uma dieta vegetariana adequada em todos os nutrientes, incluindo proteínas (aminoácidos), sem o uso desta leguminosa. O seu frequente uso na culinária vegetariana se deve à versatilidade deste alimento, pois temos com ela “carne de soja”, “leite de soja”, requeijão (feito com tofu) etc.

O vegetariano pode ter anemia por sua escolha alimentar?
A anemia é considerada a doença com maior prevalência no mundo, principalmente a ferropriva, que chega a ser responsável por 95% dos casos. Ocorre com mais frequência na população infantil de países em desenvolvimento, mas também em menores proporções em países desenvolvidos, e é inquestionavelmente um problema de saúde pública no Brasil.

A alimentação vegetariana só contém ferro não-heme, o qual sofre maior interação com os demais nutrientes presentes na dieta, tanto para estimular ou diminuir a absorção. Alguns inibidores seriam: os fitatos, fosfatos, polifenólicos, tanitos, ácido oxálico, cálcio, chás. Em contrapartida, substâncias como ácido ascórbico, álcool, cisteína e peptídeos contendo cisteína, produtos fermentados de soja e carne aumentam a absorção do ferro não heme.

Entretanto os estudos demonstram que a incidência de anemia na população vegetariana é similar à incidência nas populações não vegetarianas.

Que doenças o vegetarianismo pode trazer?
O vegetariano, principalmente o vegano, pode desenvolver doenças relacionadas com a falta da vitamina B12 (neuropatias e anemias), mas que são facilmente corrigidas com uma suplementação adequada.

Que doenças o vegetarianismo pode evitar?
Estudo realizado na Inglaterra com 4 mil homens e mulheres, comparando o consumo de carne e a obesidade entre onívoros, onívoros que consumiam apenas peixe, ovolactovegetarianos e veganos, concluiu que o IMC foi maior nos onívoros e menor nos veganos. Sendo que os menores valores foram encontrados nos ovolactovegetarianos e veganos que adotaram a dieta por um período maior do que 5 anos.

Uma análise de 5 estudos prospectivos envolvendo mais de 76 mil pessoas mostrou que a morte por doenças isquêmicas do coração foi 31% menor entre homens vegetarianos e 20% menor entre mulheres vegetarianas, quando comparados com não vegetarianos.

As mortes por doenças cardiovasculares também foram menores entre os vegetarianos quando comparado com aqueles que consomem apenas carne de peixe e aqueles que comem carne menos de uma vez por semana.

Uma revisão de 9 estudos achou que, em comparação com não vegetarianos, o colesterol de ovolactovegetarianos e veganos tinha níveis sanguíneos 14% e 35% menores.

Diversos estudos indicam que vegetarianos têm menor pressão arterial (sistólica e diastólica), que costuma ser de 5 a 10 mm Hg (mercúrio) inferior à de não vegetarianos. Além disso, vegetarianos sofrem menos de hipertensão do que não vegetarianos.

Dietas vegetarianas podem ser seguidas por diabéticos, e algumas pesquisas sugerem que dietas baseadas em alimentos de origem vegetal reduzem o risco de diabetes do tipo 2.
O risco de vegetarianos apresentarem diabetes é 50% menor do que os não vegetarianos.

De um modo geral, vegetarianos apresentam menores taxas de todos os tipos de câncer do que a população como um todo.

Um estudo com a população adventista que controlou a idade, sexo e tabagismo achou diferenças significativas entre vegetarianos e não vegetarianos para câncer de próstata e cólon, com redução de 54% e 88% respectivamente para aqueles que seguiam uma dieta vegetariana.

Dr. Eduardo Fraccarolli Buriola é nutricionista, vegetariano (vegano) há mais de 5 anos, atua como conselheiro nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e filiado ao movimento Slow Food. É proprietário da Emporium Alimente e atende em consultório clínico. Durante sua vida acadêmica foi monitor de disciplinas, desenvolveu projeto no laboratório da ESALQ-USP e representou o centro acadêmico. Além desses, frequentou inúmeros congressos, participou de cursos específicos às áreas de interesse, ministrou palestras e apresentou trabalhos em mostras acadêmicas. O vegetarianismo entrou em sua vida em 2003, quando se interessou por uma alimentação mais saudável, ética e sustentável. E desde então desenvolveu e participou de cursos de culinária, ministrou palestras, apresentou vídeo em diversos locais, realizou festas vegetarianas, representou grupos e se envolveu com diversas atividades vinculadas com o vegetarianismo.


Fonte: Site Vista-se!‏

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pela manutenção do artigo 32 da lei 9605/98

"Tramita no Congresso Nacional o projeto de lei número 4548/98 que está apensado ao projeto de lei número 3981/00 e que propõe que seja removida do artigo 32 da lei federal número 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) a criminalização de atos de maus-tratos a animais domésticos ou domesticados. Nós, que subscrevemos a esse abaixo-assinado, somos contra a alteração do artigo 32 da lei 9605/98 e, portanto, defendemos que seja mantido em sua íntegra o texto atual que tipifica como crime o ato de maus-tratos a animais domésticos e domesticados, o qual já vigora há 11 anos e está em plena coerência com as normas basilares ambientais expressas em nossa Constituição Federal em seu artigo 225, § 1º, VII, o qual veda práticas cruéis contra animais não humanos. "


Por favor, assinem!

http://www.petitiononline.com/artigo32/petition.html

Cavalos da equipe de pólo venezuelana morreram de overdose nos EUA.

MIAMI, EUA (AFP) - Os 21 cavalos da equipe de pólo da Venezuela que disputava o aberto desse esporte nos Estados Unidos morreram por uma overdose de mineral de selênio em um suplemento vitamínico dado aos animais, revelou um exame realizado no estado da Flórida.

A equipe de pólo "Lechuza", de Caracas, devia jogar uma partida no último dia 20 no Aberto de Pólo dos Estados Unidos quando os cavalos começaram a mostrar sinais de que estavam passando mal. Em seguida, foram morrendo um a um.

"Quase com certeza devem ter se intoxicado com algo que consumiram", afirmou o veterinário da equipe, James Belden, na ocasião.

"Os sinais que os cavalos exibiam e sua rápida morte eram consistentes com doses tóxicas de selênio", afirmou Thomas J. Holt, veterinário responsável pelo informe do Departamento de Agricultura da Flórida.


A investigação agora tenta determinar se o caso foi um acidente ou um crime premeditado.

O selênio é um mineral essencial para o funcionamento das células animais e, empregado em pequenas quantidade, evita a fadiga muscular.

Os cavalos tinham entre 10 e 11 anos de idade e estavam avaliados em 100.000 dólares.

[Fonte: http://br.esportes.yahoo.com/noticias/esportes-cavalos-da-equipe-polo-venezuelana-29042009-71.html]

-------------------------------------------------------------------------------------

Minha opinião é um profundo pesar!
O mundo seria melhor se todos fossem veganos. Pelo menos haveria respeito.
¬¬
Por que os animais não humanos são tirados de sua vida normal e subjugados (dominados, domesticados) pela nossa espécie "racional"?
O ser humano é muito orgulhoso, mas é único ser capaz de causar tanta destruição e dor desnecessária.
Como escreveu ou disse Pitágoras:" Enquanto os homens massacrarem os animais, os homens vão se massacrar. Na verdade, quem planta assassinato e dor não pode colher alegria e amor."

Outras frases:

Não tenho dúvida de que é parte do destino da raça humana, em seu
melhoramento gradual, deixar de comer animais
Henry David Thoreau - filósofo norte-americano

Nada vai beneficiar tanto a saúde humana e aumentar as chances de
sobrevivência da vida sobre a Terra quanto a evolução para uma dieta
vegetariana.
Albert Einstein


David Brenner
Vegetariano é a pessoa que não come nada que tenha tido filhos


Harvey Diamond
Coloque um bebê em um berço com uma maçã e um coelho. Se ele comer
o coelho e brincar com a maçã, eu compro um carro 0km pra você.


Paul McCartney
Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todo mundo seria
vegetariano.


sobre essa frase do Paul, eu acho que com a Internet, as fotos digitais
e a facilidade cada vez maior de comunicação as paredes estão
ficando mais transparentes.


George Bernard Shaw
Pense na energia selvagem concentrada numa semente! Você a enterra no
solo e ela explode em um carvalho! Enterre uma ovelha e ela nada
acontece além da morte dela.
bom, é melhor não realizar esse experimento *-)


James Cromwell
Nós não precisamos comer ninguém que correria, nadaria ou voaria se
pudesse.


Albert Schweitzer
Até que extenda o círculo de sua compaixão à todas as coisas vivas,
o homem não encontrará a paz. Albert Schweitzer


Leonardo Da Vinci
Chegará o tempo em que os homens vão olhar o assassinato de animais
da forma como hoje eles olham a assassinato de outros homens.

"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo
de parecer ridículo." (Emile Zola)

Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a
tortura de seres sensíveis. - Mahatma Gandhi


Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que
paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação
de nossos desejos corpóreos. - Mahatma Gandhi


Que horror é meter entranhas em entranhas, engordar um corpo com outro
corpo, viver da morte de seres vivos. - Pitágoras


[Fonte das frases: http://groups.google.com.br/group/sojavegan/browse_thread/thread/4dbb4d66086f6a6d]

Tristeza x Felicidade

(Minha garganta está doendo.)
Não sei se já postei isso, então vou comentar de novo a respeito da tristeza.
(:P)


A tristeza é tema de muitas músicas, de muitas formas de expressão artística.
Ela realmente me encanta, é uma espécie de atração. Ela está muito ligada ao romantismo, à idealização, à frustração, à decadência e à realidade. Às vezes ela vem sem motivo, às vezes pela perda de alguém - que na verdade é uma dor egoísta.

[Por falar em egoísmo, um amigo meu, Síri Dharma, mandou-me um texto sobre o egoísmo. Segundo ele, devemos ter um egoísmo de querer para nós o melhor. De sentir em tudo a presença divina. É um texto bonito.
Voltando ao assunto (eu gosto de fugir do assunto, é uma especialidade minha meio surreal).]
Ao que parece, a tristeza não é ruim, depende do que fazemos dela. Considerando esta frase, pode-se concluir que nada é bom ou não por essência, nós é que damos ao ato e ao objeto um significado de acordo com a nossa cultura e nosso sentimento.
...
(Gosto de reticências.)
A felicidade, por outro lado, é particularmente procurada. Mas onde será que se encontra? Será que ela vem de dentro? Pode vir de fora? Acredito que sim (na verdade tenho certeza sobre nada). É mais difícil pensar sobre a felicidade, porque é melhor senti-la do que analisá-la.
O equilíbrio produz bem-estar. O bem-estar, um pouco de paz interior. Para isso, é preciso unir o mental/espiritual com o físico. Durante muito tempo eu rejeitei o nível físico. Mas não posso negar sua influência em minha vida. Então, posso "dizer" que eu rejeitei algo que existe, e isso pode ser um problema. O corpo é a nossa forma de conhecer e interagir com o mundo, portanto, não pode ser desprezado.
[Bom, por enquanto é só.
Vou mudar de assunto drasticamente, então vou fazer outra postagem meus leitores imaginários (Kkkkk, são palavras do Anthony... )]

terça-feira, 28 de abril de 2009

*.*

Tenho que fazer um projeto de site.
Decidi fazer sobre o veganismo!
Quem quiser me ajudar a pesquisar imagens e textos pode mandar por email ou passar o link.
:D

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Hoje foi um dia lindo.


E por alguns instantes eu senti um brilho encantador dentro e fora de mim.
Foram segundos apenas, tempo suficiente para chegar ao céu e voltar à terra.
Sempre essa pertubação, essa alegria confusa.
Sinto-me pequena em vários sentidos.
Parece uma montanha que eu não posso subir.
Fico só imaginando a minha falta de assunto a contemplar a beleza do pôr do sol.
Quem dera?
A montanha é alta demais.
Paro diante dela quase sem forças.
Agora prendo minhas angústias.
Ela sabe das minhas intenções.
Mas será que já foi muito pisoteada?
O Sol ilumina à todos.

Ferro: Ac��o Biol�gica

O ferro desempenha um papel importante nos processos metab�licos dos animais, sendo um constituinte vital nas c�lulas de todos os mam�feros. A fun��o do ferro no corpo limita-se quase exclusivamente ao transporte de oxig�nio no sangue, por interm�dio da hemoglobina, existente nos gl�bulos vermelhos. Est� tamb�m presente em algumas enzimas que catalisam mecanismos de oxida��o celular. No homem os �rg�os mais ricos em ferro s�o o f�gado e o ba�o, onde o elemento existe na forma de "ferritina" . Embora em menor quantidade, est� tamb�m presente nos ossos, na medula, nos rins e nos intestinos.
Um homem adulto absorve cerca de 5mg de ferro por dia, enquanto a mulher absorve ligeiramente mais para contrabalan�ar as perdas durante a menstrua��o ou a gesta��o. Nas crian�as a absor��o de ferro � muito maior, excedendo 10 a 15 mg por dia. H� v�rios sais ferrosos, como o sulfato ferroso, que s�o bastante eficazes no tratamento de anemia devido � defici�ncia de ferro.

Dos alimentos mais ricos em ferro destaca-se o f�gado, o peixe e a gema de ovo. Os vegetais mais ricos neste elemento s�o os feij�es e as ervilhas e, de um modo geral, a hortali�a.

http://www.if.ufrj.br/teaching/elem/e02640.html

Os elementos.

Ferro

Ferro é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia.
importante saber que sem a vitamina C, a quantidade de ferro obtida pela ingestão de vegetais é irrisória. O feijão, por exemplo, é rico em ferro. Porém, nosso organismo só consegue absorver apenas cerca de 10% desse mineral contido no cereal. No entanto, se o feijão for acompanhado de um alimento rico em vitamina C como suco de laranja a absorção pode chegar a 40%.

Potássio

Este mineral é um eletrólito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.

Zinco

Zinco ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de machucados e recuperação de lesões. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados.

-------------------------------------------------------------------------------------

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070711133909AAggWDS

(De: http://www.copacabanarunners.net/mineral...)

Sobre a gripe suína.

A gripe suína uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença.

Quantos vírus de gripe suína existem?

Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.

Qual é o vírus que está causando a crise atual?


É uma versão nova do H1N1.

Como os seres humanos pegam gripe suína?

Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.

Consumir carne de porco pode causar gripe suína?

Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.


O que fazer para evitar o contágio?


O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.

- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.

- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.

- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.

- Evite contato próximo com pessoas doentes.

- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

Quais são os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.


Gripe suína mata?


Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta.

Como se faz o diagnóstico de gripe suína?

Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.

Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?

As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.

Há vacinas para a gripe suína?

No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.

------------------------------------------------------------------------------------
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1099624-5603,00-SAIBA+TUDO+SOBRE+A+GRIPE+SUINA.html(Fonte: CDC)
-------------------------------------------------------------------------------------
Em todo o mundo, 16 países confirmaram casos.

PAÍS MORTES CASOS CONFIRMADOS CASOS SUSPEITOS


MÉXICO 101* 397 2.500


ESTADOS UNIDOS 1 145 0


CANADÁ 0 51 0


GRÃ-BRETANHA 0 13 642


ESPANHA 0 15 103


ALEMANHA 0 5 12


NOVA ZELÂNDIA 0 3 149


FRANÇA 0 2 41


ISRAEL 0 3 1


SUÍÇA 0 1 17


ÁUSTRIA 0 1 2


DINAMARCA 0 1 0


HONG KONG 0 1 0


HOLANDA 0 1 0

COREIA DO SUL 0 1 24

ITÁLIA 0 1 17

AUSTRÁLIA 0 0 121

ARGENTINA 0 0 13

COLÔMBIA 0 0 10

VENEZUELA 0 0 9

BRASIL 0 0 7

PERU 0 0 7

CHILE 0 0 4

GUATEMALA 0 0 3

COSTA RICA 0 0 2

EL SALVADOR 0 0 2

ÁFRICA DO SUL 0 0 2

BENIN 0 0 1

FINLÂNDIA 0 0 1

NORUEGA 0 0 1

SUÉCIA 0 0 1


[Segundo o Site do G1.02/05/2009]

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Morango Do Nordeste

Sobre a música:

Morango do Nordeste é uma canção composta por uma dupla pernambucana, que fez grande sucesso no final do século XX, sendo sucessivamente regravada por diversos grupos e cantores brasileiros.
Com o sucesso da música, ela foi, em curto espaço de tempo, gravada por Chiclete com Banana, Karametade, Frank Aguiar, Wanderley Cardoso e outros.

A composição, feita pelos desconhecidos autores pernambucanos Walter de Afogados e Fernando Alves, fez sucesso após a gravação inicial por Lairton dos Teclados, no ano 2000. A música foi a preferida do público brasileiro, naquele ano, segundo dados do ibope

Eis a música:


D A
Estava tão tristonho quando ela apareceu
Em Bm A
Seus olhos que fascinam logo me estremeceu
D A
Os meus amigos falam que eu sou demais
Em Bm A
Mas é somente ela que me satisfaz
D A
Mas é somente ela que me satisfaz
Em Bm A
Mas somente ela que me satisfaz
D A
Você só colheu o que você plantou
Em Bm A
Por isso que eles falam que eu sou sonhador
D A
Me diz o que ela significa pra mim
D A
Se ela é um morango aqui no Nordeste
D A
Tu sabes, não existe sou cabra da peste
D A
Apesar de colher as batatas da terra
Em Bm A
Com essa mulher eu vou até pra guerra, se vou
D A
AAAAAAAIIII, é amoooor
Em
Ai é amor
Bm A
é amor
D A
AAAAAAAIIII, é amoooor
Em
Ai é amor
Bm A D A Em Bm A D A Em Bm A

é amor



Fontes:
Wikipédia e cifraclube.terra

_---------_-------------------_--------------------_----------------_------------


Sabe esses momentos nostágicos da vida em que você se lembra com carinho até do que não gostava?
...
Pois é.
Aniversário de quarenta e nove anos de Brasília e, de repente, essa música tocou só para os meus ouvidos.
Ai, ai...
É a nostalgia.

terça-feira, 21 de abril de 2009

HORMONIOS EM FÚRIA - Vida Vadia (Alisson Verônico)

Não quero sair dessa vida
Sair com os amigos só para gastar
Não quero sair dessa vida
Tocar violão na mesa de um bar
Dessa vida curta vida passageira
Quero viver sorrindo de orelha a orelha

Não quero sair dessa vida
Chegar da escola jogar os livros pro ar
Não quero sair dessa vida
Dizer a minha mãe que não quero estudar
Pensar no amanhã talvez seja legal
Mas não vou levar minha vida
Dessa forma tão banal

Não quero sair dessa vida
Jogar futebol na beira do mar
Não quero sair dessa vida
Inventar feriado só pra comemorar
Dizem que sou louco por levar a vida assim
Mas muito mas louco são os que riem de mim

Não quero sair dessa vida
Comer pão com açúcar na hora do jantar
Não quero sair dessa vida
Tapar os ouvidos se não quiser escutar
Não quero sair dessa vida

Por aí.

Desculpe a minha frieza, é que eu venho de Plutão.
Na verdade, nem sei de onde vim, nem para onde vou.
Não tenho certeza sobre o que passou.
E não sei o que acontecerá.
Desculpe a minha indecisão, o medo e a minha mania de perfeição.
Não sei para quem vão estas desculpas.
Só quero ferir ninguém.

Podem me chamar de flor, mas o que mais tenho são espinhos.
As armaduras que carrego são das batalhas da vida.
De uma sensibilidade confundida com fraqueza.
Desculpe se meu mundo é de sonhos e idéias, utopias, romantismo e obscuridade.
Às vezes a alegria parece fútil.
A morte pode me pegar de surpresa.
Então, a tristeza é uma proteção. É um preparativo para a morte, como se tudo fosse vão. Esperando o sopro do destino que nos desencarnará.
O amor tende ao apego e à dependência.
A falta de amor amarga o coração.
Sigo o caminho das incertezas. A angústia mora em meu coração.
Algo me consome.

terça-feira, 14 de abril de 2009

"E as plantas?” ¬¬ अफ्फ़.

Também não são seres vivos iguais a respeitar?

Artigo do professor Gary Francione: ""E as plantas?” é uma das perguntas mais freqüentes que se fazem a um vegano [ou um vegetariano]. Na verdade, não conheço nenhum vegano que não a tenha ouvido pelo menos uma única vez e a maioria de nós já ouviu esta pergunta várias vezes.

É evidente que quem costuma fazer esta pergunta sabe muito bem que existe uma diferença entre, digamos, uma galinha e um pé de alface. Ou seja, se no próximo jantar você cortar um pé de alface na frente dos seus convidados, eles reagirão de um modo totalmente diferente se você, ao invés disso, fatiar uma galinha viva na frente deles.

Diferenças por senso comum

Se, ao caminhar em seu jardim, eu pisar de propósito em uma flor, você terá toda razão em se zangar comigo, mas se eu chutar o seu cachorro de propósito, você ficará zangado comigo de uma maneira bem diferente. Ninguém considera estas duas ações equivalentes. Sabemos muito bem que existe uma grande diferença entre uma planta e um cachorro, o que faz com que chutar este último seja moralmente muito mais repreensível do que pisar em uma flor.


Consciência do que percebe


A diferença entre um animal e uma planta diz respeito à senciência. Ou seja, os animais não humanos, ou pelo menos aqueles que exploramos rotineiramente, sem dúvida são conscientes de sua percepção sensorial. Criaturas sencientes possuem mentes, logo têm preferências, desejos ou vontades. Isso não significa que as mentes dos animais não humanos sejam parecidas com as nossas. Por exemplo, a mente dos humanos, que fazem uso da linguagem simbólica para interagir com o seu mundo, pode ser bem diferente da mente dos morcegos, que se valem da ecolocalização para interagir com o seu mundo. É difícil saber com precisão.

Mas também é irrelevante, pois tanto os humanos quanto os morcegos são sencientes. Ambos são criaturas que possuem interesses, no sentido em que ambos têm preferências, desejos ou vontades. Um humano e um morcego podem pensar de um modo diferente sobre esses interesses, mas não pode haver a menor dúvida de que ambos possuem interesses, inclusive o interesse de evitar a dor e o sofrimento e o interesse de permanecerem vivos.

Plantas têm interesses ou necessidades?

Já as plantas são qualitativamente diferentes dos humanos e dos outros animais sencientes. Sem dúvida as plantas são seres vivos, mas não são sencientes, pois não possuem interesses. Uma planta não pode ter desejos, vontades ou preferências porque ela não possui uma mente para que possa se ocupar com estas atividades cognitivas. Quando dizemos que uma planta “precisa” ou “necessita” de um pouco de água, não estamos nos referindo ao seu status mental do mesmo modo que não estamos nos referindo à mente de um carro quando dizemos que o seu motor “precisa” ou “necessita” de um pouco de óleo. Trocar o óleo do meu carro pode ser do meu interesse, mas nunca do interesse do carro, pois este não tem interesses.

Uma planta pode reagir à luz do sol e a outros estímulos, mas isso não significa que ela seja senciente. Se eu descarregar uma corrente elétrica em um fio amarrado a um sino, o sino tocará. Mas isso não significa que o sino seja senciente. As plantas não possuem sistemas nervosos, receptores de benzodiazepina ou quaisquer características que estejam relacionadas à senciência. E tudo isso faz sentido do ponto de vista científico.

Reações naturais


Por que elas teriam a necessidade evolucionária de desenvolver a senciência se elas não podem fazer nada para reagir a um ato danoso? Se você atear fogo a uma planta, ela não poderá sair correndo, ela permanecerá no mesmo lugar até queimar. Agora se você atear fogo a um cachorro, ele reagirá exatamente da mesma forma como você reagiria: ele urrará de dor e tentará se livrar das chamas.

A senciência é uma característica que evoluiu em algumas criaturas para que elas pudessem ser capazes de sobreviver ao fugir de um estímulo nocivo. A senciência não teria nenhuma serventia para uma planta, pois elas não podem “fugir”.


Obrigações morais

Não estou querendo dizer com isso que não existe nenhuma obrigação moral de nossa parte referente às plantas, mas sim que não temos nenhuma obrigação moral para com as plantas. Ou seja, podemos ter a obrigação moral de não cortar uma árvore, mas esta é uma obrigação que não temos para com a árvore. Uma árvore não é o tipo de entidade com a qual nós podemos ter obrigações morais.

Podemos ter obrigações morais para com todas as criaturas sencientes que vivem em uma árvore ou dependem dela para a sua sobrevivência. Podemos ter obrigações morais para com os outros seres humanos e para com os outros animais não humanos que habitam o planeta no que se refere à não destruição de árvores a torto e a direito. Mas não podemos ter nenhuma obrigação moral para com uma árvore, pois só podemos ter obrigações morais para com criaturas sencientes e uma árvore não é nem senciente nem possui interesses, pois ela não tem preferências, vontades nem desejos.

Direitos das árvores

Uma árvore não é o tipo de entidade que se preocupa com o que fazemos com ela. Uma árvore é um “objeto”. Já o esquilo e os pássaros que vivem nela sem dúvida têm o interesse de que nós não a derrubemos, mas a árvore não. Pode ser moralmente repreensível derrubar uma árvore por capricho, mas este tipo de ação é qualitativamente diferente do ato de atirar em um cervo.

Quando se fala em “direitos” para as árvores, como querem alguns, procura-se igualar as árvores aos animais não humanos e este tipo de comparação só pode se dar em detrimento destes últimos.

Recursos naturais para serem usados?

De fato, é comum ouvir ambientalistas falar sobre a nossa responsabilidade na preservação de nossos recursos naturais, considerando inclusive os animais não humanos como um “recurso” a ser preservado. E isso é um grande problema para aqueles como nós que não consideram os animais não humanos como “recursos” destinados ao nosso uso. Árvores e outras plantas são recursos que podemos utilizar. Temos a obrigação de usar estes recursos com sabedoria, mas esta é uma obrigação que nós temos apenas para com as outras pessoas, sejam elas humanas ou não humanas.

E os insetos?


Para finalizar, existe uma variação da pergunta sobre as plantas: “e os insetos, eles são sencientes?” Até onde eu posso saber, ninguém ainda sabe com certeza. Mas certamente eu concedo aos insetos o benefício da dúvida. Eu não mato insetos em minha casa e procuro sempre evitar pisar em um deles quando caminho. No caso dos insetos, pode ser difícil traçar o limite, mas isso não significa que este limite não possa ser traçado com precisão na maioria dos casos. Matamos e comemos pelo menos dez bilhões de animais terrestres todos os anos apenas nos Estados Unidos.

Esta cifra não inclui todos os animais marinhos que matamos e comemos. Talvez possa haver alguma dúvida se animais como mariscos ou mexilhões sejam mesmo sencientes, mas sem dúvida todas as vacas, porcos, galinhas, perus, peixes, etc. são sencientes. Os animais não humanos dos quais tiramos o leite e os ovos sem dúvida são sencientes.

O fato de não sabermos ao certo se os insetos são sencientes não significa que devemos ter qualquer dúvida sobre o fato de que todos estes outros animais não humanos são sencientes, pois estamos absolutamente certos quanto a isso. E, ao dizer que o fato de que não estamos certos se os insetos são sencientes nos impede de avaliar a moralidade de se comer carne ou de usar produtos oriundos de animais não-humanos que sabemos sem sombra de dúvida serem sencientes ou de avaliar a moralidade de trazer estes animais não humanos à existência com o objetivo de usá-los como nossos “recursos” evidentemente é um absurdo."

Por Gary L. Francione

www.guiavegano.com/artigos/gary/faq.htm
Gary Francione é Distinguished Professor de Direito e o Katzenbach Scholar de Direito e Filosofia na Universidade de Rutgers, EUA. Seu último livro é o Introduction to Animal Rights: Your Child or the Dog? (Temple University Press, 2000). Publicou The Personhood of Animals, em maio de 2007, pela Columbia University Press. O Professor Francione também tem um excelente site, www.animal-law.org, que traz algumas apresentações em vídeo explicando sua filosofia em palavras e imagens.

Fonte intermediária: rede orkut, em http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=31732485&tid=2547213743831821955

Postado por Maurício Kanno

Fonte:

stoa.usp.br/mauriciokanno/weblog/6395.html



===============================================================================^^

Quem dera fazer fotossíntese!
...
Não dá.
:(
Quero o verde para me purificar!

"Leite de maconha" ganha consumidores na América do Norte

MAURÍCIO HORTA
colaboração para a Folha de S.Paulo

"O 'hemp milk' tem saído tão bem quanto o leite de soja, e pais me dizem que o sabor baunilha é perfeito para as crianças", diz Marcus Amies, gerente da loja de produtos naturais Jimbo's, num subúrbio de San Diego, Califórnia (EUA). O produto -um leite vegetal orgânico com leve sabor de nozes e rico em aminoácidos essenciais e ômega 3 e 6- teria tudo para atingir mercados mundiais de orgânicos, não fosse um detalhe: é feito a partir de Cannabis sativa L., a planta da maconha.

Após seis décadas de proibição no Canadá por seu uso recreativo, o cultivo comercial do cânhamo reiniciou-se em 1998.

Os EUA, que forçaram o vizinho à criminalização nos anos 1930, abocanham hoje 59% das exportações. Lá, o litro do leite de cânhamo custa US$ 4,99; a garrafa de 457 g de azeite, US$ 14,99; e barrinhas energéticas, US$ 2,29. No Brasil, os produtos não estão disponíveis.


Leite de cânhamo produzido pela empresa Living Harvest, localizda nos Estados Unidos

Nutrientes


"Como sementes de outras plantas, a maconha tem constituintes nutritivos", diz o psicofarmacologista Elisaldo Carlini, da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ele, não há risco de sentir "barato" ao ingerir esses produtos.

"Nas sementes não se encontra quase nada de THC [tetrahidrocanabinol, sua molécula psicoativa]", afirma.

A substância concentra-se na resina excretada pelas flores da planta fêmea, não usada nos alimentos. Ademais, o cânhamo industrial tem concentração de THC de 0,5%, contra mais de 5% da cepa usada para fins recreativos.

Seu óleo é rico em ácidos graxos essenciais -ômega 6 e ômega 3. Embora não sejam sintetizados pelo organismo, são necessários, por exemplo, para a transmissão de impulsos nervosos, síntese de hemoglobina e divisão celular.

"O que chama a atenção não é apenas a quantidade, mas sua proporção", diz a nutricionista Samara Crancio, do Conselho Regional dos Nutricionistas de ES, MG e RJ.

O óleo do cânhamo apresenta uma razão de três partes de ômega 6 para uma de ômega 3 -dentro da ideal, entre 2:1 e 3:1, proposto por pesquisas, diz Crancio. "O mais próximo disso é o óleo de canola, mas o do cânhamo é melhor. Já uma razão muito elevada favoreceria o desenvolvimento de doenças alérgicas, cardiovasculares e inflamatórias."

As proteínas da semente fazem dela uma boa opção vegetariana, segundo a nutricionista. "Poucos alimentos vegetais têm proteínas de alto valor biológico, e entre eles estão as sementes de soja e de cânhamo."


Enquanto a soja é indicada especialmente para mulheres que entram na menopausa ou que precisam fazer reposição hormonal, por conta das isoflavonas -fitoesterol que "imita" o hormônio feminino estrogênio-, o cânhamo é bom para pacientes com deficiência de ácidos graxos essenciais, crianças e atletas, diz Crancio.

Em 100 g de semente ainda estão presentes mais de 100% da recomendação diária de vitamina A e quase o suficiente de B1 e B2. Como sua produção não exige herbicidas nem fertilizantes, sua maior parte é certificada como orgânica, segundo o Departamento de Agricultura do Canadá.

Seria então o alimento perfeito? Ainda é cedo para dizê-lo. "Geralmente, alimentos têm componentes bons e ruins, e o importante é oferecer um que seja seguro. Ainda não encontrei estudos científicos que comprovem que essa semente seja livre de compostos antinutricionais", diz Jocelem Salgado, professora de Nutrição Humana da Esalq-USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais.

Produto de exportação


O negócio ainda é pequeno. Segundo a Aliança Comercial Canadense do Cânhamo, o mercado de qualquer nova variedade agrícola demora de 15 a 50 anos para se desenvolver. O cultivo legal do cânhamo mal alcançou uma década.

Ainda assim, as exportações vêm crescendo. Segundo o Departamento de Estatística canadense, o país exportou em 2007 US$ 2,1 milhões em sementes, comparados a US$ 1,3 milhão no ano anterior.

A americana Living Harvest produz o leite de cânhamo há dois anos e, nos próximos meses, lançará o sorvete Tempt. Como o cultivo é ilegal nos EUA, precisa importar toda a matéria-prima do Canadá. Já a Manitoba Harvest, que produz o leite Hemp Bliss, é canadense, mas exporta 65% de sua produção -60% para os EUA.

Mike Fata, presidente da empresa, quer espalhar o leite pelo globo. "Estamos nos mudando para uma fábrica muito maior. [Vamos] aumentar nossa capacidade, dar conta da demanda norte-americana e expandir nossos mercados. Já entramos em contato com empresas no Brasil e vamos lançar produtos aí quando for a hora."

Não será fácil. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe sua importação, seja como matéria-prima, seja como produto semielaborado ou seja como produto acabado, embora a semente já entre no Brasil em rações para aves da família dos psitacídeos (como papagaios).

Jocelem Salgado, que alimenta seus pássaros com esse tipo de ração, crê que as prateleiras brasileiras não receberão cedo os alimentos de cânhamo. "Nossa legislação é mais séria. É necessário muita pesquisa."


http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u540203.shtml

Alguns links e mensagens...

http://br.groups.yahoo.com/group/libertacaoanimal/
www.guiavegano.com
www.vegetarianismo.com.br
http://roctaviani.multiply.com/recipes
www.institutoninarosa.org.br

“Tudo o que vive quer viver.” São Francisco de Assis

"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo." - Émile Zola

“Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo.” - Thomas Jefferson

Alguns links e mensagens...

http://br.groups.yahoo.com/group/libertacaoanimal/
www.guiavegano.com
www.vegetarianismo.com.br
http://roctaviani.multiply.com/recipes
www.institutoninarosa.org.br

“Tudo o que vive quer viver.” São Francisco de Assis

"O destino dos animais é muito mais importante para mim do que o medo de parecer ridículo." - Émile Zola

“Eu temo pela minha espécie quando penso que Deus é justo.” - Thomas Jefferson

Há flores por todos os lados...

Sua lembrança continua. Sua meiguice penetrante. Sua fofura aconchegante. Será que você se foi por tristeza? Seus olhos não brilham mais. Um pouco de falta você faz. Tua casa, tua comida, teu cobertor. Espírito da terra, esteja em paz pequeno amor!


[Em homenagem ao Draculino.]

Polimorficamente perversos.

Os humanos nascem "polimorficamente perversos", no sentido de que uma grande variedade de objetos possam ser uma fonte de prazer, sem ter a pretensão de se chegar à finalidade última, ou seja, o ato sexual.
(Freud)

[Wikipédia]

segunda-feira, 13 de abril de 2009

In Lak' Ech! (Expressão maia: todos somos um).

Eu sou você e você sou eu.
O que você faz aos outros, você faz a você.
Como você ajuda os outros, é como você se ajuda.
Quando você ajuda os outros, é quando você se ajuda.
Nós estamos todos conectados debaixo do Sol.


(Sócrates Queiroz)

http://forum.alemdosegredo.com/2008/02/08/in_lak_ech

[Esta postagem eu dedico ao Thiago.]

Diana (Boca Livre)

Velha amiga eu volto à nossa casa

Já não te encontro alegre, quase humana

Corpo pintado de branco e marrom

E uma tristeza no olhar

Como se conhecesse dor milenar

Já não te encontro à espera ao pé da porta

Correndo viva e bela ou descansando

Tanto vazio por todo lugar

Tanto silêncio sinto ao chegar

Ao nosso território de brincar

Almoço aos domingos, a velha farra

Todos vão inventando novos segredos

Fica a ausência branca e marrom

E uma tristeza milenar

Mas os meninos voltaram a brincar

Como se ainda sentissem o teu olhar

Diana, Diana, Diana, Dianá, Dianá

Diana, Diana, Diana, Dianá, Diá, Dianá, Dianá

Diana, Diana, Diana, Dianá, Dianá

domingo, 12 de abril de 2009

"ComO é Dificil ser VirginianO "

Descrição:
É difícil ser virginiano.
*Porque as pessoas não nos entendem;
*Porque somos sensíveis;
*Porque palavras e gestos nos magoam muito fácil;
*Porque precisamos muito de atenção;
*Porque temos que explicar tudo e a todos;
*Porque nem todos tem a mesma percepção que nós temos;
*Porque as vezes queremos que os outros adivinhem o que sentimos e precisamos;
*Porque esperamos muito dos outros;
*Porque somos muito organizados, e mesmo quando não somos tão organizados assim, odiamos a bagunça dos outros;
*Porque nos criticamos muito;
*Porque somos inseguros as vezes (ou sempre);
*Porque somos perfeccionistas.

[Enfim, está escrito nas estrelas. Assustador, não?]

(Comunidade homônima no orkut...)

J1

Em homenagem à Diana e ao Phillipe/Calango.
Momentos mágicos...
-----------------------------------

J1
(Mallu Magalhães)


Well I'll take a notebook
I walk away
This paper wich I took makes me say

Refrão|
Papapapapa
Will I have to try again
Papapapapa
For you to understand

I should have known you better
I should have hugged you more
before
I write you that letter
I should have done what
I was looking for

(refrão)

Am I that weird?
Am I that strange?
I've got one fear
Wich is so hard to change

So Papapapaa, will I have to cry again?
Papapapaa for you to understand?

Tradução:

Vou pegar um caderno, chorar e
me afastar
Esse papel tenta me fazer dizer

Refrão:
Papapapapa
Vou ter que tentar novamente
Papapapapa
Pra você entender

Eu deveria ter te conhecido melhor
Eu deveria ter te ouvido mais
Antes de eu ter escrito aquela carta
Eu deveria ter feito o que eu estava procurando

(refrão)

Eu sou tão esquisita?
Eu sou tão estranha?
Eu tenho um medo
É tão difícil mudar

(refrão)

Eu sou esquisita?
Eu sou tão estranha?
Eu tenho um medo
Foi seu coração que mudou?

(refrão)

Eu deveria ter te conhecido melhor
Eu deveria ter te ouvido mais
Antes de ter escrito aquela carta
Eu deveria ter feito o que eu estava procurando

(refrão)

Eu sou esquisita
Eu sou tão estranha
Eu tenho um medo
Foi seu coração que mudou?

-------------------------------------------------------------------

Definitivamente, prefiro quando ela canta em inglês!

----------------------------------------------------------------------

Essa música ficou na minha cabeça!
Papapapapa...
^^,

Erva

Há muitos critérios de classificação dos vegetais quanto ao tipo de caule. As ervas ou plantas herbáceas são, na maior parte das vezes, definidas de duas formas:

Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro, sem a presença de lignina (podendo, geralmente, ser cortado apenas com a unha) - ou seja, sem caule lenhoso.
Plantas cujo caule não sofre crescimento secundário ao longo de seu desenvolvimento.
Ambas as definições estão corretas e são utilizadas pelos cientistas em suas obras, embora, ao considerar alguns casos englobados por elas, o leigo possa ficar confuso. Como exemplo, a primeira categoria engloba muitos cactos de hábito arbustivo, alguns de porte verdadeiramente imponente, como os saguaros dos Estados Unidos. A segunda categoria engloba todas as monocotiledôneas, inclusive palmeiras e yuccas, de caule claramente lenhoso, mas que não sofrem crescimento secundário ao longo da vida.

Em botânica, utiliza-se a adjectivação herbáceo - por oposição a lenhoso - para descrever uma planta vascular ou uma das suas partes que não tem crescimento secundário.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)
[Essa postagem é em homenagem ao Thales.
Obrigada pela violeta!]

Deslize

Escorregadela, deslize, descuido, rata, faux pas ou gafe são termos que designam ações ou palavras impensadas que involuntariamente causam constrangimento ao autor e/ou às pessoas a ele próximas.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(É o ID... ¬¬)

Ato falho

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

Um acto falho, lapso freudiano ou parapráxis é um erro na fala, na memória ou numa acção física que seria supostamente causada pelo inconsciente.

Alguns erros, como o marido que acidentalmente troca o nome da própria esposa pelo da amante, parecem representar casos relativemente claros de actos falhos ou deslizes freudianos. Noutros casos, erros triviais ou bizarros na aparência podem encerrar um significado mais profundo se analisados.

Os actos falhos não são limitados ao discurso oral ou a desejos sexuais reprimidos, podendo afectar até mesmo à cognição, que se vê prejudicada por fixações do inconsciente.

Sigmund Freud descreveu o fenômeno denominando-o em língua alemã Fehlleistung (em português a tradução é acto falho; em inglês usa-se a expressão Freudian slip) em seu livro de 1901 Sobre a psicopatologia do cotidiano.

Polimorficamente perversos

Freud argumentava que os humanos nascem 'polimorficamente perversos', no sentido de que uma grande variedade de objetos possam ser uma fonte de prazer, sem ter a pretensão de se chegar à finalidade última, ou seja, o ato sexual.

Pomossexualidade


Pomossexualidade é um neologismo criado para classificar a orientação sexual de quem rejeita qualquer classificação. O termo surgiu da aglutinação do prefixo pomo- (de pós-moderno) a -sexualidade, e, apesar de aparentemente contraditório, é usado para referenciar quem protesta, rejeitando demais classificações, e não quem simplesmente não se importa com elas.

As escritoras e editoras ativistas da pró-sexualidade Carol Queen e Lawrence Schimel popularizaram o termo usando-o como o título de uma antologia de artigos publicados em 1997 em que descrevem a pomossexualidade como a "realidade erótica além das fronteiras do gênero, separatismo e das noções separatistas de orientação sexual.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bissexualidade


A bissexualidade consiste na atracção fisica, emocional e espiritual por pessoas tanto do mesmo sexo como do oposto, com níveis variantes de interesse por cada um, e à identidade correspondente a esta orientação sexual.

Bissexual é portanto o termo aplicado a seres e, mais comumente, pessoas, que se sentem atraídos por ambos os sexos, servindo portanto de um quase meio-termo entre o hetero e o homossexual. O número de indivíduos que apresentam comportamentos e interesses de teor bissexual é maior do que se suporia à primeira impressão, devendo-se a pouca discussão desta situação essencialmente a uma tendência geral para a polarização da análise da sexualidade, tanto em nível académico como, muito mais marcadamente, em nível popular, entre a heterossexualidade e a homossexualidade.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Vidro que tenta ser diamante... É tudo ilusão.

Bom...
Já que eu preciso conversar com alguém, vou tentar desvendar o que se passa nesta mente.
"O que eu sinto já morreu. Admitam: coração serve para bombear sangue!"
Por trás da violência esconde-se a fragilidade.
"É uma sensação muito estranha mesmo, só quem sente sabe."
A vontade de descobrir produz o medo de fazer descobertas.
"Razão e emoção completam-se, mas não vivem juntas."
Medo da não-aceitação.
Quer que eu diga que sou/estou carente e que tenho medo de me envolver com as pessoas?
Que estou sem motivação na vida?
Neste caso, a morte aparece como fuga diante da incapacidade de viver.
O mundo é triste e divertido, é muito confuso.
É um sentimento de não pertencimento.
Relembrando uma das conclusões das crises passadas, todos precisam de drogas!
Quero ser útil!
Melhor tentar ser sincera (pelo menos)!
Por mais bobo que seja...
Sou só um vidro quebrado...
Quero abraçar alguém.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Onde fica o caminho do meio?

Eu sei que é cansativo, mas preciso dizer o que se passa:Falta de motivação!Eu quero acordar "feliz"!Ter algum motivo para viver.E que esse motivo esteja em mim, não em algo ou alguém.Tenho sentido vontade de fumar...Estou irresponsável e sinto-me presa.Às vezes tenho vontade de destruir alguma coisa.Eu sei que preciso mudar, mas quero fazer isso sozinha.Pode ser orgulho, mas é que a luz de Deus brilha em todos e cada um é capaz de encontrar a si próprio.Só sei que não tenho certeza sobre nada e que a situação exige que eu desça do muro.Não quero ser alienada, mas levar tudo a sério pode levar ao desespero.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

LIBRAS e o respeito.

Língua Brasileira de Sinais.
Alguns já ouviram falar dela, poucos sabem usá-la. Enquanto isso, muitas pessoas que não ouvem são marginalizadas pela sociedade. São excluídas porque LIBRAS é uma língua pouco conhecida.
Mudando um pouco de assunto, mas comentando sobre um assunto relacionado, quero referir-me ao transporte público, que só agora em 2008/09 possui alguns ônibus adaptados para cadeirantes (e que também beneficiam idosos, gestantes e afins).
A sociedade é medíocre e o padrão de normalidade prejudica muitas pessoas. O fato não ter algum familiar com problemas auditivos ou de locomoção não significa que não devemos não importar com pessoas que passam por isso.
A escola, um meio de formação de cidadãos, deveria produzir nos indivíduos um senso de dever, de contribuir para o bem comum. O que de fato ocorre, é que a escola não atende as necessidades das pessoas. Isso mesmo: pessoas! Ela tenta preparar os cidadãos para o mercado de trabalho, mas o que vem primero? A pessoa ou o profissional? Aparentemente existe uma força que tenta tirar a nossa humanidade. Essa mesma força nos quer consumidores de idéias, de produtos, de comportamentos que não visam o bem comum. Essa força nos distancia de nós mesmos e da vida em geral. Nós transforma em mercadorias, com rótulos e conteúdo adulterado.
Pois bem, o que será que pode transferir o eixo de rotação para o bem comum, para o que é realmente necessário (o que é realmente necessário para viver?)?
Por que LIBRAS não é ensinada nas escolas? A maioria das pessoas podem se comunicar em LIBRAS! Quem é que ensina o respeito ao meio ambiente, aos animais (inclui-se aí o ser humano!)? Por que é mais fácil ignorar os problemas, ignorar os problemas dos outros? Existe uma energia, uma ligação muito maior entre nós: se alguém sofre, de alguma forma isto terá consequências na vida de outros indivíduos.
Que pelo menos a escola tenha uma disciplina que sirva para o cotidiano do indivíduo. Algo relacionado a cidadania e a projetos voltados para a comunidade, para a prática. A teoria sozinha torna-se vazia, e é isso o que as escolas transmitem. O indivíduo precisa ser estimulado a fazer suas próprias decobertas, a sentir-se capaz de mudar a sua vida, de contribuir para um mundo melhor.
Eu sei que isso parece utópico (...), mas sei que muitos indivíduos morreram lutando por liberdade. Talvez seja hora de lutar pelo respeito.