quarta-feira, 24 de junho de 2009

Deus: dai-me forças para suportar todas as adversidades, amém.

Preciso escrever sobre uma grande confusão.
Um quase aborrecimento proveniente de uma escolha muito importante.
Tenho dificuldade em fazer escolhas.
Bom, o problema é que eu tenho que escolher entre duas faculdades: a FTB e a Católica.
Eu gosto da FTB, mesmo com o problema que tivemos com a má administração da mesma que culminou com a sua falência e compra pela Uni Saber. Gosto do lugar, das pessoas, das aulas, dos professores (tem cada professor... *.*).
Foi quando consegui uma bolsa para o mesmo curso (Ciências Biológicas) só que para a Católica. Um lugar estranho, com predominância de burgueses que a mim parecem víboras se atacando. Mas é um lugar reconhecido, os laboratórios são bons, o leque de oportunidades deve ser maior.
Minha mãe ficou tão feliz quando soube. Eu poderia quase afirmar com certeza que ela ficou mais feliz que eu.
Minha amiga aliviou um pouco a minha culpa de mudar (obrigada Luana!).
Mas ainda tenho medo. Mas é quela velha história da evolução, quem não se adapta não sobrevive. Espero que essa mudança seja pra melhor. Mas se a situação estiver muito desagradável eu voltou correndo com o rabo entre as pernas (eu queria mesmo ter um rabo). "Quem não arrisca não petisca."
A vida é cheia de desafios e escolhas, mas o show tem que continuar. Pelo menos lá tem capela... Hum. Deus me ajude e me guie e destrua a farsa da humanidade.
Amém.

A coleira.




De Fernando Gonsales.

Processo criativo.



Fonte: Capinaremos.

Platelmintos.

Platelmintos: Os vermes achatados.

Mudança de atitude.

Fases.

Sopa de letrinhas.




Se você não conseguiu entender a mensagem...
Está escrito: Preguiça de escrever ou falta do que dizer?

Canção de hoje. Canção nossa de cada dia.

O tia!
Tem alguma coisa errada com o vinho que eu comprei aqui!
Como é que pode um vinho de 10,5% de álcool não fazer efeito?
É isso mesmo!
Ele deve estar adulterado!
Eu quero outro e não vou pagar de novo!
Estão tentando me enganar, é?
Aquilo era suco de uva!


--------------------------------------------------------------------------------------

Se eu tivesse dinheiro me alimentaria de energéticos para aliviar minha sensação de anastesia.
Tomaria pílulas mágicas para ficar alegre: Anti-depressivos são pílulas de felicidade. Seriam perfeitas se fossem baratas e doces como balas.



Ai, como o céu é lindo! Perto dele somos tão pequenos, tão inúteis.



Consciência: A chave para o nosso mundo interior.



"Risca um fósforo. Acende o teu cigarro. O beijo amigo é a véspera do escarro. A mão que afaga é a mesma que apedreja..." (Augusto dos Anjos)


Às vezes tenho lampejos. São como premonições. Pensamentos que aparecem e ficam. Revelações sobre a vida. Como na vez em que percebi que se eu continuasse viva ou me tornaria uma pessoa normal/passiva/consumidora/chefe de família ou teria que me drogar... Pois, é. Há vários tipos de drogas e a vida continua.


No fim, a garrafa se quebra e machuca. Coleciono rolhas para todos os problemas.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Seu Mestre Mandou

Da a pata, senta, deita
Não respire, apague a luz
Vote em mim e não discuta
Tenha fé, carregue a cruz
Seja livre, mas nem tanto
Pode criar, mas eu digo o que
Assine as três vias, entregue e aguarde,
não se preocupe, eu aviso a você
Não se informe, xa comigo,
Durma tranquilo, confie em mim
Não se importe, sem problemas,
Deixa que eu resolvo daqui
Pra que emprego, que coisa chata
Aproveite o Carnaval
Mesmo sem luz, proteção nem dinheiro
Por favor, não mude o canal

Seu Mestre Mandou

Compre sua roupa na loja mais cara
Entre na moda, ai vem o verão
Use, abuse, finja que manda,
Mas viva com o olho aberto se não

Daqui a pouco vão querer
Morar em você

Seu Mestre Mandou

Pitty
Música do álbum {Des}concerto: ao Vivo
(fonte: site vagalume)

A importância de alguns alimentos.

Açúcar Mascavo: é um alimento obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém extraído, este processo elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação.

Açúcar Demerara: é um alimento obtido através da cana de açúcar, através de um processo especial no qual se elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. Possui coloração mais escura e é levemente mais úmido pois conserva uma película de mel em volta dos cristais de sacarose.

Ameixa Preta:
indicada no combate ao resfriado, rouquidão, tosse, vermes e ainda tem propriedade laxante.

Amêndoa: rica em ferro, pode ser incluída na dieta de pessoas com anemia, combate inflamações na pele e também como calmante para a tosse.


Avelã: tem propriedade depurativa e pode ser indicada para combater a inflamação intestinal, ferida, ulceração

Aveia: rica em carboidratos, carotenos, enzimas, fibras, glicídios, lipídios, maltose, óleos. Fixos (fonte de vitamina E), proteínas, sais minerais (sódio, ferro, fósforo, cálcio), vitaminas B1 e B2. Tem propriedade antidepressiva, anti-hemorroidais, anti-reumática, antidiabética, calmante, cicatrizante, digestiva, diurética, emoliente, expectorante, hepatoprotetora, hipotensora, laxante, nutritiva, refrescante, tônico reconstituinte nervoso, vitaminizante. È indicada para acalmar dores reumáticas, aumentar a lactação, ciática, cólica, dar brilho aos cabelos, convalescentes de doenças graves, de operações e diarréias violentas, desinflamar as mucosas e deter diarréia, dores de garganta e do tórax, diabete, eczema, esclerose, estimular o apetite e a energia física e psíquica e ainda a capacidade de concentração, evitar o cansaço e reduzir a necessidade de sono, facilitar a digestão e regular os intestinos, fadiga nervosa, frieiras, gota, gripe, hipertensão, insônia, nervosismo, perturbações hepáticas, prevenir a cárie dentária, queda de cabelo, reduzir a atividade tiroidiana, reduzir o colesterol, rouquidão, tosse.

Avelã: tem propriedade depurativa e pode ser indicada para combater a inflamação intestinal, ferida, ulceração

Arroz Integral: o grão de arroz é constituído de casca, película e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação, para a produção do arroz branco convencional, remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém basicamente o amido.

Canela: tem propriedade digestiva, pode ser indicada para combater dores, espasmos, febre, gás intestinal, gripe, gases, reumatismo, vômito.

Proteína de Soja:
é obtida através do processo de extração do seu óleo. É constituída em aproximadamente 48% de proteína de alto valor biológico, contém: vitaminas do complexo B, minerais como: cálcio, ferro, potássio, zinco. As isoflavonas, os ácidos graxos poliinsaturados que não elevam o colesterol.

Castanha do Pará: rica em cálcio, ferro, fósforo, iodo, oleina, proteínas, selênio, tungstênio, vitamina B. Tem propriedade antioxidante, emoliente, energizante, hidratante, inseticida, nutritiva. É indicada para evitar a formação de radicais livres, desnutrição, hepatite, fígado, anemia.

Cevada: Indicada no combate às afecções urinárias.

Cravo da Índia: tem propriedade afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, bactericida, digestiva, excitante, repelente (inseto), sudorífico, tônico estamáquico, tônico estimulante. É indicado no combate à dor de dente, gases, higiene bucal, micose de unha, vermes, vias respiratórias.

Farinha de Trigo Integral:
é obtido à partir de grãos de trigo selecionados e moídos. Contém carboidratos complexos responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo, vitaminas do complexo B, minerais como: ferro, fósforo, magnésio e fibras insolúveis que estimulam o sistema gastrointestinal.

Damasco: ácido acético, ácido caféico, ácido cítrico, beta-caroteno, fósforo, ferro, licopeno, magnésio, potássio, vitamina B6 entre muitos outros constituintes químicos. O damasco é afrodisíaco, antiespasmódico, antiidade, calmante, demulcente, diurético, emoliente, estimulante, expectorante, hidratante, laxante, mineralizante, nutritivo, peitoral, sedático, tônico. É indicado para a pele, mucosas, membranas, visão, evitar doenças do coração, derrame, catarata, algumas formas de câncer, inibir desenvolvimento de tumores, combate ao envelhecimento, alimentação dos diabéticos, pressão arterial, estabilizar as taxas de açúcar no organismo, evitar deficiência de ferro, bronquite, asma, prisão de ventre e enfisema, incontinência urinária, constipação, disfunções da potência sexual, impotência de origem fisiológica, disfunções do orgasmo, insensibilidade genital, ejaculação precoce, estimulante do sistema nervoso, depressão. O consumo exagerado pode provocar efeitos nocivos em crianças menores de 10 anos e adultos com mais de 50 anos. Contra indicado em casos de diarréia.


Gergelim: é uma semente obtida à partir dos frutos da planta conhecida como S[esamo. É um alimento de ótimo valor nutritivo, contém: proteínas, vitamina E e do complexo B, minerais como: cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e o cromo.

Levedo de Cerveja: uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura. Contém alto teor de proteína, fibras e vitaminas.

Guaraná em Pó: é constituído por alcalóides, ácido cafeotônico, ácido málico, amido, adenina, ácido tânico, cafeína, catequina, colina, dextrina, guaranatina, glicose, hipoxantina, mucilagem, óleo fixo, pectina, pigmento vermelho, reponina, resina, saponina, tanino, teofilina, timbonina, xantina. É adstringente, afrodisíaco, analgésico, antibacteriano, antiblenorrádico, antidiarréico, anti-esclerótico, antitérmico, aperiente, cardiotônico, desinfetante, diaforético, diurético, estimulante físico, psíquico e do sistema nervoso, febrífugo, refrigerante, regulador intestinal, retardador da fadiga, revigorante, tônico, vasodilatador.

Quínua Real:
encontrada unicamente no deserto de Salar de Uyuni no Altiplano Boliviano, a QUINUA REAL (quinoa) é considerada o cereal sagrado dos incas. Qualificada como o melhor alimento para o consumo humano, pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e selecionada pela NASA para integrar a dieta dos Astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo. Investigadores que vem estudando a Quinua Real, nas últimas décadas, constataram, que seu valor nutritivo – só comparado ao leite materno – a converte no alimento mais completo do planeta, muito superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe.

Soja: é indicada no tratamento da arteriosclerose, câncer de mama e colo do útero, cegueira, córnea, debilidade, disúria, doença de pele, dor de cabeça, dor reumática, edema, estômago, febre, fungo, gripe, hipercolesteremia (reduz o colesterol ruim, o LDL, sem alterar a taxa do bom colesterol, o HDL), insônia, osteoporose, reumatismo, melhorar os sintomas da menopausa. Não deve ser usada na gravidez e ainda o médico deverá ser consultado caso estiver fazendo reposição hormonal, para avaliar possíveis interações. As sementes maduras cruas são tóxicas, por isso devem ser consumidas cozidas. A alergia à soja é mais comum em crianças e jovens, podendo levar à cólicas e presença de sangue nas fezes.

Fonte: http://www.atitudefm.com.br/noticias.asp?co_noticias=434

terça-feira, 16 de junho de 2009

Turbine seu Cérebro

Por:Eugênio Saturno



Um estudo conduzido por Glenn Wilson da King's College London University, da Inglaterra, mostrou que o QI (quociente de inteligência) depende de uma variedade de fatores e descobriu seis modos de aumenta-lo.

Primeiro, não seja subserviente à tecnologia. As chamadas telefônicas, emails e mensagens de texto provocam uma perda de QI maior do que fumar maconha. E isso afeta mais os homens. Para manter a mente aguçada, evite verificar as mensagens continuamente, ao contrário, agende, reserve momentos durante o dia para ler e responder.

Segundo, durma oito horas. Dormir mal provoca perda de produtividade e aumento de erros, como mostrou um estudo da Fundação Nacional do Sono. Algumas vezes, os erros são trágicos, como já demonstraram as investigações do Governo dos Estados Unidos nos desastres do space shuttle Challenger e da Exxon que apontaram a privação de sono como causa direta dos acidentes.

Terceiro, coma bem, ou seja, dieta rica em antioxidantes, vitaminas A (beta caroteno), B, C e E como demonstram os estudos de várias Universidades. Já uma pesquisa de Peak Wellness sugere que comer proteína no desjejum aumenta o nível de serotonina, que produz hormônios que nos fazem ficarmos alertas. Durante o dia, pode-se aumentar a serotonina ingerindo pequenas doses de carboidratos. Beba bastante água. Sentir desejo por açúcar pode ser um indicativo de desidratação.

Quarto, exercitar-se aumenta a circulação e fortalece a química do cérebro que melhora a criatividade, o tempo de reação e retenção. Pesquisadores da Universidade de Middlesex descobriram que os participantes melhoram nos testes de criatividade após 25 minutos de exercícios aeróbicos. Da mesma forma, um estudo da Universidade de Illinois observou que pessoas inativas melhoraram a memória e a habilidade em fazer várias tarefas em mais de 15% após uma caminhada.

Quinto, fazer exercícios mentais também são importantes. Aprender uma nova língua ou debater amigavelmente estimula o fluxo sanguíneo e fortalece as sinapses dos neurônios. Uma pesquisa da Universidade de Washington mostrou que as técnicas de memorização fazem o cérebro trabalhar mais eficiente e ajuda a reduzir a perda de memória associado à idade.

Sexto, pense positivo, tenha pensamentos agradáveis. Uma pesquisa do W.M. Keck Laboratory for Functional Brain Imaging and Behavior demonstrou que a escolha pensamentos e emoções específicos pode mudar permanentemente o cérebro. Quando os participantes pensavam nos sentimentos de amor e compaixão, seus cérebros mudavam. Em apenas 10 minutos por dia meditando sobre esses sentimentos pode fazê-lo mais esperto e mais feliz.

Isso não se parece com os conselhos que Jesus dá aos seus discípulos?


Fonte: http://www.scarium.com.br/ciencias/saturno9.html

Drogas X Atividades físicas

EUA pesquisam ligação entre exercício e combate às drogas
Há pistas de que atividades físicas possam estimular mudanças no cérebro que evitem vícios

WASHINGTON - É claro que exercícios são bons para sua cintura, coração e ossos - mas será que eles também são bons para evitar o vício em álcool e drogas?

Há algumas pistas interessantes, mas improváveis, de que atividades físicas possam estimular mudanças no cérebro que levam a isso. Agora, o governo dos Estados Unidos está impulsionando as pesquisas para provar a questão.

E não se trata de levar pessoas comuns à excelência em qualquer esporte.

Ao contrário, a pergunta que os cientistas se fazem é quanto atividades físicas regulares e de intensidade variada - como correr, dançar, pedalar, nadar - podem afetar o humor, a performance acadêmica e até mesmo recompensar os sistemas no cérebro que podem ser "seqüestrados" pelo abuso de drogas.

O que primeiro atraiu a atenção da chefe do Instituto Nacional de Abuso de Drogas, Nora Volkow, foi um estudo que descobriu que jovens e adolescentes que faziam exercícios diários eram 50% menos propícios a fumar, além de terem 40% menos chances de experimentarem maconha.

Nora sabe - de seus 10 quilômetros diários de corrida e de seus experimentos científicos - que o cérebro literalmente gosta de atividades físicas. Exercícios parecem revigorar neurotransmissores que dão a sensação de prazer.

"Em crianças, é inato", diz ela. "Crianças querem se mover."

No entanto, as crianças norte-americanas se tornam cada vez mais sedentárias, como se pode notar através da epidemia de obesidade, com o "tempo de tela" substituindo brincadeiras do lado de fora de casa. Crianças e jovens sedentários se tornam adultos sedentários.

"Por que nós perdemos a habilidade de sentirmos prazer com exercícios físicos?", se pergunta Nora.

Semana passada ela trouxe mais de 100 especialistas em exercícios e neurobiologia para uma conferência de dois dias que explorou o potencial das atividades físicas para o combate do abuso de drogas e anunciou um financiamento de US$ 4 milhões (R$ 6,5 milhões) para pesquisas.

Tratamentos para drogas normalmente incluem exercícios, parcialmente para manter as pessoas distraídas, mas houve poucas pesquisas para entender os efeitos disso.

A melhor evidência foi encontrada pela Universidade Brown, que levou fumantes à academia três vezes por semana e descobriu que adicionar exercícios às rotinas de quem quer parar de fumar dobra as chances de mulheres cortarem definitivamente o hábito, com uma vantagem extra: elas engordavam metade do peso que as mulheres que paravam de fumar sem se exercitar, disse a pesquisadora Bess Marcus.

Ela agora está trabalhando em um estudo maior para provar o benefício.

Bess alerta que pessoas tentando largar um vício têm um grande incentivo para praticar exercícios. Isso poderia, possivelmente, se traduzir em prevenção? Entre as pistas:

- Ratos têm menos probabilidade de ingerir anfetaminas se suas gaiolas têm rodas para exercício, sugerindo que as atividades físicas estimulam um caminho de recompensa no cérebro que os deixa menos vulneráveis às drogas.

- Em humanos, exercícios atuam como leves antidepressivos e aliviam o estresse. Depressão, ansiedade e estresse aumentam os riscos de alcoolismo, tabagismo e abuso de drogas.

- Nora acredita ser intrigante que tanto o déficit de atenção quanto a obesidade envolvam problemas com um produto químico cerebral, a dopamina, um sistema que as drogas "seqüestram" para criar o vício.

- Filhotes de macacos que não brincam o suficiente na infância têm problemas para controlar a agressividade quando mais velhos. Os mais agressivos tendem a ter defeitos envolvendo outro neurotransmissor, a serotonina, e bebem quando os pesquisadores oferecem álcool.

- Voltando ao ratos, atividades físicas aumentam a produção de fatores de crescimento e células-tronco em regiões chave do cérebro importantes para o aprendizado e humor; aumenta a formação de vasos sanguíneos e fortalece as redes de comunicação entre neurônios.

Mesmo com tudo isso, os resultados ainda oferecem poucas respostas para entender a ligação entre exercícios físicos e abuso de drogas, alertaram os cientistas no encontro dos Institutos Nacionais da Saúde.

Fonte: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid186502,0.htm

Endorfina.

O que é endorfina

A endorfina é um neuro-hormônio endógeno (fabricados pelo próprio corpo). Endorfinas são produzidas pela glândula hipófise e pelo hipotálamo durante exercícios vigorosos, excitamento e orgasmo. Os efeitos produzidos pela endorfina são analgésicos e de sensação de bem-estar. O termo "endorfina" consiste em na junção das palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico), significando que é uma substância com propriedades da morfina produzida internamente pelo organismo.

Atividades e endorfinas

Os cientistas debatem se atividades específicas liberam níveis mensuráveis de endorfina. Grande parte dos dados atuais são originários de modelos em animais, os quais podem não ser relevantes a humanos. Os estudos que envolvem humanos geralmente medem os níveis plasmáticos da endorfina, os quais não necessariamente se relacionam com os níveis no sistema nervoso central. Capsaicina (o químico ativo em pimentas) também tem mostrado estimular a liberação de endorfinas. O uso tópico de capsaicina tem sido aplicado como tratamento para certos tipos de dor crônica.

Endorfina e o "barato do corredor"

Um efeito bastante divulgado da produção de endorfina é o chamado "barato do corredor" ("runner's high" em inglês), o qual ocorreria quando o exercício vigoroso leva a pessoa a produzir endorfinas. No "barato do corredor" as endorfinas são liberadas em exercícios longos e contínuos, nos quais o nível de intensidade é entre moderado e alto, e a respiração em ritmo normal é dificultada. Essa liberação de endorfinas causaria um efeito de bem-estar. Isso também corresponde com o tempo que os músculos levam para perder sua reserva de glicogênio. As atividades físicas que têm maior probabilidade de produzir o "barato do corredor" são corrida de longa distância, natação e ciclismo.

Porém, alguns cientistas questionam o mecanismo de ação que provoca a sensação de bem-estar associada à endorfina. Alguns pesquisadores acreditam que a sensação de bem-estar viria de alcançar o desafio e não como resultado do esforço físico. Alguns estudos desde o começo dos anos 80 questionaram a relação entre endorfinas e o "barato do corredor". Um estudo de 2004 da "Georgia Tech" achou que o "barato do corredor" poderia ser causado pela liberação de outro químico natural, o endocanabinóide anandamida. Os autores desse estudo sugeriram que o organismo produz esse químico para lidar com estresse prolongado e dores dos exercícios vigorosos, similarmente à teoria envolvendo a endorfina.

Em 2008, pesquisadores alemães reportaram que a teoria do "barato do corredor" pode de fato ser verdadeira. Usando tomografia por emissão de pósitrons, combinada com químicos recentementes disponíveis que revelema endorfinas no cérebro, eles foram capazes de comparar o cérebro dos corredores antes e depois da corrida. Os corredores passaram pelos exames e testes psicológicos antes de depois de uma corrida de 2 horas. Os dados produzidos pelo estudo mostraram que endorfinas foram produzidas durante a corrida e se ligaram a áreas do cérebro relacionadas às emoções.

Endorfina e acupuntura


Em 1999, pesquisadores reportaram que a inserção de agulhas de acupuntura em pontos específicos do corpo engatilharia a produção de endorfinas. Em outro estudo, altos níveis de endorfinas foram encontrados no fluido cerebroespinhal depois de pacientes passarem por acupuntura. Entretanto, céticos dizem que nem todos os estudos apontam para essa conclusão e que, em pacientes com dor crônica, as endorfinas não produziriam alívio duradouro.



Fonte: http://www.copacabanarunners.net/endorfina.html

Serotonina





A Serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra.

Atualmente a Serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos chamados antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância (tornam ela mais disponível) no espaço entre um neurônio e outro.

No Humor e Ansiedade

Para se ter uma noção da influência bioquímica sobre o estado afetivo das pessoas, basta lembrar dos efeitos da cocaína, por exemplo. Trata-se de um produto químico atuando sobre o cérebro e capaz de produzir grande sensação de alegria, ou seja, proporciona um estado emocional através de uma alteração química. Outros produtos químicos, ou a falta deles, também podem proporcionar alterações emocionais.

Pensando nisso, em meados desse século a medicina começou a suspeitar ser muito provável a existência de substâncias químicas atuando no metabolismo cerebral capazes de proporcionar o estado depressivo. Isso resultou, nos conhecimentos atuais dos neurotransmissores e neuroreceptores, muitíssimo relacionados à atividade cerebral. Alguns desses neurotransmissores, notadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina, estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. Assim sendo, hoje em dia é mais correto acreditar que o deprimido não é apenas uma pessoa triste, aliás, alguns deprimidos nem tristes ficam. É mais acertado acreditar nos deprimidos como pessoas que apresenta um transtorno da afetividade, concomitante ou proporcionado por uma alteração nos neurotransmissores e neuroreceptores.

Algumas pesquisas que procuraram embasar a teoria de que a depressão seria conseqüente à baixos níveis da Serotonina. Inclusive observou-se que as pessoas submetidas à dieta com baixos teores de Triptofano, uma substância (amino-ácido) precursora da Serotonina, desenvolviam um quadro depressivo moderado.

Também foram realizados testes em pacientes gravemente deprimidos, bem como em pacientes suicidas, e constatou-se também baixíssimos níveis da Serotonina no líquido espinhal dessas pessoas.

Existe um teste internacional para avaliação do grau de depressão chamado teste de Hamilton. Pois bem, este teste mostra altas pontuações (sugerindo maior depressão) em pessoas com dosagem menor de triptofano (o precursos da Serotonina).

Essas pesquisas abrem a possibilidade de se utilizar o triptofano como coadjuvante no tratamento de pacientes deprimidos, coisa que já vem sendo feita por muitos psiquiatras.

Também os Transtornos da Ansiedade, principalmente o Transtorno Obsessivo-Compulsivo e o Transtorno do Pânico, estariam relacionados à Serotonina, tanto assim que o tratamento para ambos também é realizado às custas de antidepressivos que aumentam a disponibilidade de Serotonina. Nesses estados ansioso, também a noradrenalina, um outro neurotransmissor estaria diminuído.

A ação terapêutica das drogas antidepressivas tem lugar no Sistema Límbico, o principal centro cerebral das emoções. Este efeito terapêutico é conseqüência de um aumento funcional dos neurotransmissores na fenda sináptica (espaço entre um neurônio e outro), principalmente da Norepinefrina (NE) e/ou da Serotonina (5HT) e/ou da dopamina (DO), bem como alteração no número e sensibilidade dos neuroreceptores. O aumento de neurotransmissores na fenda sináptica pode se dar através do bloqueio da recaptação desses neurotransmissores no neurônio pré-sináptico (neurônio anterior) ou ainda, através da inibição da Monoaminaoxidase (MAO), a enzima responsável pela inativação destes neurotransmissores. Será, portanto, os sistemas noradrenérgico, serotoninérgico e dopaminérgico do Sistema Límbico o local de ação das drogas antidepressivas empregadas na terapia dos transtornos da afetividade.

A constatação do envolvimento dos receptores 5HT, conhecidamente implicados na Depressão, também na sintomatologia da Ansiedade parece ser um importante ponto de partida para a identidade terapêutica dos dois fenômenos psíquicos como tendo uma raíz comum (Bromidge e cols, 1998, Kennett e cols, 1997), seja em relação às causas dos dois transtornos, seja do ponto de vista do tratamento dos dois transtornos com antidepressivos.

No sono

Os baixos níveis de Serotonina estão relacionados com alterações do sono, tão comuns em pacientes ansiosos e deprimidos. Essas alterações do sono, normalmente através da insônia, deve-se ao desequilíbrio entre a Serotonina e um outro neurotransmissor, a acetilcolina.

O tratamento com antidepressivos pode melhorar o desempenho do sono, embora em alguns casos possa haver insônia.

Outro efeito que pode ser muito útil dos antidepressivos é em relação ao tratamento de pessoas dependentes de medicamentos hipnóticos (para dormir), já que estes proporcionam um certo desequilíbrio na acetilcolina.

Na Atividade Sexual

Tendo em vista a ação da Serotonina na diminuição da liberação de estimulantes da produção de hormônios pela hipófise, ou seja, quanto mais serotonina menos hormônio sexual, alguns antidepressivos que aumentam a Serotonina acabam por diminuir a atividade sexual.

No Apetite

A vontade de comer doces e a sensação de já estar satisfeito com o que comeu (saciedade) dependem de uma região cerebral localizada no hipotálamo. Com taxas normais de Serotonina a pessoa sente-se satisfeita com mais facilidade e tem maior controle na vontade de comer doce.

Havendo diminuição da Serotonina, como ocorre na depressão, a pessoa pode Ter uma tendência ao ganho de peso. É por isso que medicamentos que aumentam a Serotonina estão sendo cada vez mais utilizados nas dietas para perda de peso.

Um desses medicamentos é a fluoxetina, a qual, além de tratar a depressão, aumentando a Serotonina, também proporciona maior controle da fome (notadamente para doces).


Fonte: http://www.psiqweb.med.br/farmaco/serotonina.html

Fonte: http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/principal/conteudo.asp?id=318

Alimentos que melhoram o humor.

Querendo ou não, emoções como insegurança, medo e ansiedade fazem parte do nosso dia-a-dia e levam, silenciosamente, ao desequilíbrio bioquímico do Sistema Nervoso Central.

São várias as pesquisas científicas que vem demonstrando a estreita relação entre o equilíbrio de nutrientes e as complexas reações cerebrais. Alguns alimentos fornecem nutrientes importantes que participam da produção dos neurotransmissores, mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso. Três desses neurotransmissores estão diretamente relacionados ao humor: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

A serotonina é uma substância sedativa e calmante. É também conhecida como a substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.

Já, a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.

Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido triptofano e de carboidratos.

A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na "limpeza" dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro.

O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina que reduz a sensação de dor, relaxa e até induz e melhora o sono.

Uma alimentação pobre em carboidratos, assim como uma alimentação com excesso de proteínas, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. O caminho é o equilíbrio!

Coloque poções de Bom Humor no seu prato!

Fontes de Triptofano: leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Fontes de Carboidratos: pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel.


Fonte: http://www.copacabanarunners.net/neurotransmissores.html

Canibalismo


Canibalismo é quando um ser é capaz de comer parte ou até mesmo todo o corpo de um indivíduo da mesma espécie. O canibalismo é comum em rituais satânicos onde um indivíduo é sacrificado para algum deus e os adeptos da religião acreditam que ao comer sua carne receberá toda sua força e seu poder. Acredita-se também que se a pessoa sacrificada tivesse possessão de algum demônio, este também passaria para o canibal a fim de que fique mais poderoso.

Na história, os canibais mais conhecidos são os astecas que sacrificavam e comiam os guerreiros prisioneiros de guerra de outras tribos. O canibalismo perante a lei é crime e o canibal praticante pode ser processado por mutilação e profanação de cadáver, além de desrespeitar o ser humano.

Armin Meiwes também conhecido como “o canibal de Rotenburg” era um alemão que usava a internet para procurar jovens a fim de esquartejá-los e comê-los. O caso que chocou todo o mundo foi o de Bernd Jurgen Armando Brandes que era sadomasoquista. Bernd entrou em contato com Armin e combinaram que Armin cortaria o corpo de Bernd e o mataria em seguida. A primeira parte a ser cortada foi o pênis, Bernd ainda vivo participou dos preparativos do prato e em seguida ajudou Armin a comer seu próprio órgão. Obcecado pela dor, Bernd queria que Armin arrancasse seu pênis a dentada, mas Armin preferiu tirar o órgão usando uma faca. Bernd perdeu a consciência e então Armin o esfaqueou no pescoço e o pendurou com um gancho de açougueiro e então começou a cortá-lo. Segundo informações, o corpo de Bernd foi mantido refrigerado por meses e servido diariamente nas refeições de Armin. Quando o corpo de Bernd acabou, Armin colocou um novo anúncio na internet, mas foi preso pela polícia.

Outro caso de canibalismo foi em 1920, Fritz Haarmann ficou conhecido como “o vampiro de Hanover”. Fritz já havia sido internado em sanatórios e já havia passado pela polícia até que montou um açougue. Nessa época existiam muitos moradores de rua e Fritz então os convidava para ir até sua casa. Ao chegarem, Fritz os pendurava nos ganchos do açougue e mordia o pescoço das vítimas até morrerem, cortava então seu corpo e fazia salsicha. As salsichas feitas com carne humana por Fritz foram consumidas por ele e outra parte foi vendida em seu açougue. Foram 27 mortos.


Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola


Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/canibalismo.htm

domingo, 7 de junho de 2009

ALIMENTOS E BOM HUMOR: ESSA RELAÇÃO É POSSÍVEL?


Para manter-se bem humorado, aposte em uma alimentação nutritiva.

Quantas vezes não nos vemos diante de situações estressantes e, repentinamente, bate um desejo incontrolável de comer um doce ou um chocolate? Esse é um sinal do cérebro para que o estresse do momento seja aliviado, pois, por meio de alguns tipos de alimento, podemos obter substâncias que melhoram a ação dos neurotransmissores — substâncias que funcionam como comunicadores entre os neurônios, as células do cérebro—, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar, e a endorfina, responsável pela sensação de prazer. Para que o cérebro consiga se comunicar e enviar mensagens entre os neurônios, devemos manter os níveis dessas substâncias elevados. Mas de que modo?

A principal fonte delas são os alimentos, que contêm nutrientes como as proteínas e os carboidratos. As proteínas são formadas por aminoácidos, entre eles o triptofano, que é o formador básico da serotonina, e a tirosina, que o ajuda nesse processo de formação. Quando estamos com altos níveis de serotonina, nós nos sentimos muito bem e dispostos. Então, consumir boas fontes de proteína, como carnes magras, laticínios e ovos, ajuda a melhorar o astral. Os carboidratos também são importantes nesse processo cerebral. Que o digam os chocólatras! Nada melhor que uma boa caixa de bombons para melhorar o humor, não é mesmo? E vocês lembram quando nossas avós nos ofereciam um copo de água com açúcar para nos acalmar? E funcionava? Mas por que isso acontece? Os carboidratos estão envolvidos na entrada do aminoácido triptofano no cérebro, o qual será transformado em serotonina mais tarde, e também ajudam na liberação de endorfina, outro neurotransmissor, este responsável pelo prazer. A endorfina é a substância liberada após a prática de atividade física e em que muitas pessoas se “viciam”!

Outras substâncias que interferem no humor e na disposição são a cafeína, o ácido clorogênico e a colina. Encontrada no café e no chá preto, a cafeína inibe neurotransmissores responsáveis pela apatia e pela tristeza. O ácido clorogênico, substância também encontrada no café, incita as reações de prazer. Por esse motivo, o café é tão reconfortante para muitas pessoas. Mas devemos tomar cuidado com o exagero no seu consumo, pois pode causar insônia, irritação e taquicardia. Já a colina é encontrada principalmente nos ovos. Sua ação no cérebro melhora as capacidades relacionadas à atenção, à aprendizagem e à memória. Então, consumir um ovo quente pela manhã no dia em que temos uma aula mais difícil ou uma prova é uma boa alternativa!

As vitaminas do complexo B, principalmente a piridoxina (B6) e o ácido fólico (B9), também atuam no cérebro. A deficiência dessas duas vitaminas pode levar a quadros depressivos, principalmente entre as mulheres. Além disso, a diminuição dos níveis de ácido fólico no sangue leva à diminuição dos níveis de serotonina. Encontramos essas vitaminas principalmente nos vegetais de folhas verde-escuras, como agrião, escarola, rúcula, espinafre e couve, e nos feijões, como feijão-preto, feijão-carioca, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Outro nutriente que interfere no humor é o mineral selênio, pois é um precursor da serotonina. Um dos alimentos mais ricos nesse mineral é brasileiro: a castanha-do-pará. Consumir uma por dia é uma ótima prevenção contra quadros de tristeza e melancolia.

Veja como os alimentos são importantes não só para nossa saúde física, mas também para nossa saúde mental. Ter uma alimentação rica nesses nutrientes pode ajudar muito a enfrentar com mais bom humor e disposição os problemas e o estresse do nosso dia a dia.


Fonte: http://blog.pcdafamilia.com.br/dicasnutricao/p82926