quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Continuação da postagem anterior...

É tão interessante conversar. Você aprende mais sobre si mesmo. Às vezes dando conselhos, estamos dando um recado ao nosso eu interior. Na verdade, pode ser uma manifestação dele.

Esta postagem ocorreu por causa de uma conversa com uma pessoa muito querida que não vou revelar. Se ela quiser poderá fazê-lo por comentário no blog.

Estávamos conversando pela internet, nós, nossos eus, nossos receios... Enfim, eis um trecho da conversa:

@Você não seria uma boa professora...
Desculpa mas tenho que falar.
Pro seu bem.
danielle diz:
Continua...
@ diz:
Você tem traços bipolares, teria eu dó dos seus alunos.
danielle diz:
Eu sei que não sou comunicativa.
Ahahah!
Hum...
O que mais?
@ diz:
Hum...
Acho que esse é o principal ponto.
danielle diz:
Quadros depressivos?
Ah! Só isso!
Achei que fosse mais sério.
^^
@ diz:
Bom, bipolaridade é bem sério.
Porque oscila entre depressão, agressão e mania.
Acho bem sério.
rsrs
Eu:
Legal!
Sou maníaca depressiva agressiva!
Cuidado!
Uahahah!
Gostei!
Agora eu quero ser professora de filosofia.
Provavelmente mudarei de ideia depois... Santa bipolaridade!
@ diz:
rsrs
São traços Dani, não sua personalidade.
rsrs
enfim
danielle diz:
...
Mas...
Não conheço minha personalidade.
E pelo que sei quero me livrar dela.
@ diz:
Pudera.
rsrs
Estou em conflito com a minha.
Namoro uma, desejo outra...isso não dá certo.
danielle diz:
Hum...?
@ diz:
É, estranho.
rs
danielle diz:
Ahahahaha!
Conte mais...
@ diz:
rsrs
Bom, sabes que namoro né?
danielle diz:
Chegue ao seu abismo interior...
@diz:
Melhor não.
rsrs
danielle diz:
Em uma busca profunda de si mesma.
@diz:
Ele é fundo e claro.
Tenho medo do que posso achar lá.
Mas enfim.
danielle diz:
Algumas pessoas me disseram...
Aha!
Este é o ponto!
É isso o que nos prejudica e nos faz sofrer.
Não sabemos quem somos.
Dih' diz:
Prefiro a ignorância do não saber.
danielle diz:
Aha!
Muito bem.
Continue.
@ diz:
Enfim.
danielle diz:
Sabemos que não sabemos.

Conclusão

O que realmente nos faz sofrer? O ego? Não saber quem somos? Essa sujeira que é nossa falsa personalidade? Por ora, pretendo fazer filosofia. Não precisa ser agora. Mas analisando o texto e a minha vida, sendo que o texto faz parte da minha vida, torna-se bastante claro que a filosofia está presente em minha vida e pensar sobre isso talvez seja uma atitude filosófica. Quando surgiu o CASSCO, por exemplo. Foi uma tentativa de montar um grupo de discussão de temas filosóficos, políticos e religiosos. A Comunidade Atéia Siga Sua Consciência foi um projeto montado na porta da minha casa com o Rafael (de Carvalho Gomes, ou Rafilds) e o Diogo (Boi ou mishima - longa história). Depois fomos para a casa do Rafa e reunimos mais gente. O CASSCO tinha alguns lemas, confesso, alguns bem inúteis que foram montados mais por diversão. Acho que isso aconteceu em 2006. O problema é que adolescentes reunidos costumam bagunçar e experimentar algumas coisas... Começamos a nos reunir só para bagunçar. Mas foi uma boa época. Só faz três anos! Tem gente querendo voltar com o projeto. Só que temos muito mais responsabilidades: emprego, filho, contas, faculdade. Mas a ideia de um grupo de discussão é interessante. É como uma rebeldia consciente. Uma energia que deve ser trabalhada, canalizada para o bem, a expansão da mente, troca de opiniões de respeito.
Voltando ao presente... Vou conseguir um emprego. Quando disse à minha mãe que iria para o Piauí se não conseguisse emprego até o fem do ano, não sei se estava falando sério. Mas não deixa de ser uma possibilidade.
Quero terminar esta manifestação desejando que seus corações se encham de luz divina e convido todos a fazerem uma viagem profunda dentro de vocês mesmos.
Namastê.

8 comentários:

Wynn disse...

Oi Danielle,
Acabei de achar seu blog por acaso, e nossa, foi como se estivesse lendo meus próprios escritos de uns anos atrás. O texto sobre a morte, em particular, envolvia muitos assuntos que andei discutindo recentemente, achei muito interessante. Enfim, só resolvi deixar um comentário para dizer que gostei bastante do blog, pois pelo visto nos interessamos por assuntos similares, e gostei de você sem nem te conhecer direito... muita luz e felicidade na vida. :)

Unknown disse...

Cara Denise, é uma honra tê-la por aqui.
Cliquei no seu nome, mas não consegui te encontrar.(:()
O sofrimento é universal, mas tem gente que consegue ser feliz.
Acho que só seremos felizes se estivermos bem com nós mesmos.
Peço a Deus forças para mudar o que posso, compreensão para o que eu não posso mudar e sabedoria para distinguir os dois. Essa última frase foi uma paráfrase da qual eu não sei o nome do autor.
...
Fica com Deus.
Espero que você leia essa mensagem e continue se comunicando comigo.
Beijo!

Wynn disse...

Ah, é que eu não tenho blog aqui, mas sua mensagem chegou no meu email. :)
Sim, é difícil para mim aceitar o sofrimento como parte da vida, mas estou em processo. Concordo.. estar bem com si mesmo é fundamental, assim como respeitar quem somos em nossa essência... tenho aprendido que quanto mais me distancio de mim mesma como essência, ou projeto inicial de Deus para mim, menos feliz fico. Gosto muito dessa oração que você citou, é de Reinhold Niebuhr, um teólogo, ao que parece. Achei curioso você citar que ia para o Piauí em um de seus, porque sou de lá. Você conhece, ou tem família lá?
Fica com Deus você tb. beijos!

Unknown disse...

Ah! Que bom que você conhece o autor da frase! Então... A minha família é do Piauí. A família do meu pai mora em Teresina e alguns por parte de mãe estão espalhados pelo Piauí mesmo. Minha avó materna tem uma casa em Barro Duro. Você é de onde?

Wynn disse...

Ah, que coisa curiosa! Eu sou de Teresina, minha família é toda de lá, vim para são paulo fazer faculdade (USP), e continuo morando aqui agora. Comecei fazendo medicina, depois mudei para administração, mas sempre me interessei por questões filosóficas/teológicas e poesias, então acabei me identificando muito com vc e seu blog. :)

Unknown disse...

Eu faço Biologia, mas quero mudar de curso para psicologia ou filosofia... Cara, que coisa! Você tem orkut? Se não tem me passa qualquer e-mail para mantermos contato. Acho que podemos aprender muito uma com a outra.

Wynn disse...

Tenho sim, meu email é dalaggio@gmail.com, e meu orkut é esse aqui:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13405341294670761595&pcy=3&t=0
Acho que podemos sim. ^^ Até sua frase é engraçada, pois é o tipo de coisa que eu diria... gosto muito de aprender coisas, tenho uma curiosidade inata sobre o mundo, isso é uma coisa que me motiva muito. Bom, me avisa que é vc lá pra eu te adicionar!
beijos e fica com Deus,
Denise

Wynn disse...

Opa, o link tava errado, é esse aqui:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13405341294670761595&pcy=3