domingo, 7 de junho de 2009

ALIMENTOS E BOM HUMOR: ESSA RELAÇÃO É POSSÍVEL?


Para manter-se bem humorado, aposte em uma alimentação nutritiva.

Quantas vezes não nos vemos diante de situações estressantes e, repentinamente, bate um desejo incontrolável de comer um doce ou um chocolate? Esse é um sinal do cérebro para que o estresse do momento seja aliviado, pois, por meio de alguns tipos de alimento, podemos obter substâncias que melhoram a ação dos neurotransmissores — substâncias que funcionam como comunicadores entre os neurônios, as células do cérebro—, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina, responsáveis pela sensação de bem-estar, e a endorfina, responsável pela sensação de prazer. Para que o cérebro consiga se comunicar e enviar mensagens entre os neurônios, devemos manter os níveis dessas substâncias elevados. Mas de que modo?

A principal fonte delas são os alimentos, que contêm nutrientes como as proteínas e os carboidratos. As proteínas são formadas por aminoácidos, entre eles o triptofano, que é o formador básico da serotonina, e a tirosina, que o ajuda nesse processo de formação. Quando estamos com altos níveis de serotonina, nós nos sentimos muito bem e dispostos. Então, consumir boas fontes de proteína, como carnes magras, laticínios e ovos, ajuda a melhorar o astral. Os carboidratos também são importantes nesse processo cerebral. Que o digam os chocólatras! Nada melhor que uma boa caixa de bombons para melhorar o humor, não é mesmo? E vocês lembram quando nossas avós nos ofereciam um copo de água com açúcar para nos acalmar? E funcionava? Mas por que isso acontece? Os carboidratos estão envolvidos na entrada do aminoácido triptofano no cérebro, o qual será transformado em serotonina mais tarde, e também ajudam na liberação de endorfina, outro neurotransmissor, este responsável pelo prazer. A endorfina é a substância liberada após a prática de atividade física e em que muitas pessoas se “viciam”!

Outras substâncias que interferem no humor e na disposição são a cafeína, o ácido clorogênico e a colina. Encontrada no café e no chá preto, a cafeína inibe neurotransmissores responsáveis pela apatia e pela tristeza. O ácido clorogênico, substância também encontrada no café, incita as reações de prazer. Por esse motivo, o café é tão reconfortante para muitas pessoas. Mas devemos tomar cuidado com o exagero no seu consumo, pois pode causar insônia, irritação e taquicardia. Já a colina é encontrada principalmente nos ovos. Sua ação no cérebro melhora as capacidades relacionadas à atenção, à aprendizagem e à memória. Então, consumir um ovo quente pela manhã no dia em que temos uma aula mais difícil ou uma prova é uma boa alternativa!

As vitaminas do complexo B, principalmente a piridoxina (B6) e o ácido fólico (B9), também atuam no cérebro. A deficiência dessas duas vitaminas pode levar a quadros depressivos, principalmente entre as mulheres. Além disso, a diminuição dos níveis de ácido fólico no sangue leva à diminuição dos níveis de serotonina. Encontramos essas vitaminas principalmente nos vegetais de folhas verde-escuras, como agrião, escarola, rúcula, espinafre e couve, e nos feijões, como feijão-preto, feijão-carioca, lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Outro nutriente que interfere no humor é o mineral selênio, pois é um precursor da serotonina. Um dos alimentos mais ricos nesse mineral é brasileiro: a castanha-do-pará. Consumir uma por dia é uma ótima prevenção contra quadros de tristeza e melancolia.

Veja como os alimentos são importantes não só para nossa saúde física, mas também para nossa saúde mental. Ter uma alimentação rica nesses nutrientes pode ajudar muito a enfrentar com mais bom humor e disposição os problemas e o estresse do nosso dia a dia.


Fonte: http://blog.pcdafamilia.com.br/dicasnutricao/p82926

Nenhum comentário: